AVIAÇÃO

"Ainda é tempo", diz comandante Nelson Riet sobre construção de novo aeroporto no RS

Ex-piloto da Varig coordena o Comitê Pró-Aeroporto 20 de Setembro, projeto que é discutido há 15 anos

Publicado em: 04/06/2024 22:39
Última atualização: 04/06/2024 22:40

Após passar um mês alagado e com previsão de voltar a operar somente em dezembro, com limitações, o Aeroporto Internacional Salgado Filho tem seu futuro de longo prazo questionado apesar das melhorias implementadas nos últimos anos pela Fraport. O próprio ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, diz que é preciso rediscutir a estrutura de aviação no Estado diante dos impactos da enchente de maio.


Panda Beting e Nelson Riet em live no YouTube sobre novo aeroporto na Grande Porto Alegre Foto: Reprodução

Em entrevista ao canal PandAviation, do publicitário e especialista em aviação Panda Beting, o comandante Nelson Riet defendeu na noite desta terça-feira (4) que é preciso avançar na discussão sobre construir um novo aeroporto de grande porte na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com 60 anos de experiência em aviação, boa parte como piloto da Varig, Riet é coordenador do Comitê Pró-Aeroporto 20 de Setembro.

"Há 15 anos um grupo de técnicos trabalha voluntariamente na elaboração do projeto do novo aeroporto, que ficaria na zona rural do município de Portão, em local que não foi atingido pela enchente. Este projeto já foi submetido a diferentes organismos governamentais e tem sua viabilidade comprovada", informa o comandante Riet. A área de 21 quilômetros quadrados já está reservada para esta finalidade no Plano Diretor de Portão. "Ainda é tempo de fazer o projeto andar", defende.

Segundo Riet, nesta quinta-feira (6) o Comitê Pró-Aeroporto 20 de Setembro vai se reunir em Novo Hamburgo para discutir os próximos passos. A ideia é reunir toda a documentação preparada nesses 15 anos e protocolar o projeto no governo federal. "O projeto existe. [O governo] só não faz se não quiser", disse o comandante, destacando que a ideia seria buscar recursos na iniciativa privada. A própria Fraport poderia ser parceira, visto que a concessão do Salgado Filho vai até o início dos anos 2040.

Na opinião de Riet o Salgado Filho vem dando sucessivos sinais de saturação. "Por mais que se faça melhorias depois da enchente, o aeroporto seguirá em uma área vulnerável e sem possibilidade de expansão. Tem e sempre terá apenas uma pista, o que não é bom", frisou, destacando que o projeto do Aeroporto Internacional 20 de Setembro prevê duas pistas, onde aviões de grande porte poderiam operar de forma simultânea.

Assista abaixo a entrevista de Nelson Riet no canal PandAviation

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas