abc+

VERANEIO

Águas-vivas tomam conta do litoral norte gaúcho e chamam atenção de banhistas; veja o que fazer se for queimado

Mar agitado tem contribuído para maior presença da espécie à beira mar, que não espanta veranistas das praias

Publicado em: 04/01/2025 às 17h:47 Última atualização: 04/01/2025 às 17h:48
Publicidade

O primeiro fim de semana do ano no litoral norte gaúcho é marcado por mar agitado e bandeira vermelha nas guaritas dos guarda-vidas em Tramandaí. Durante este sábado (4), a água, ainda um pouco mais clara e quente, tem chamado atenção para as águas-vivas, que se acumulam na beira-mar.

VEJA TAMBÉM: Aumenta número de pontos impróprios para banho no RS; há áreas em praias famosas do Estado

Águas-vivas tomam conta do litoral norte gaúcho | abc+



Águas-vivas tomam conta do litoral norte gaúcho

Foto: Letícia Breda/Ges-Especial

Com isso, o vinagre tornou-se item indispensável para quem curte o início de janeiro na praia. De Linha Nova, a família de Laura Gums, 35 anos, aproveita o veraneio até domingo ao lado dos filhos Bruno, 14, e Brenda, 6.

Ambos tiveram contato com águas-vivas durante a estadia na praia. “Minha filha foi atingida primeiro, ficou bem vermelha, e tivemos que correr até os guarda-vidas para aplicar vinagre. Depois, meu filho também sofreu uma queimadura mais leve”, conta Laura.

A situação preocupa a família, que redobra os cuidados ao aproveitar o dia na praia. “É uma pena, porque queremos curtir, mas precisamos ficar atentos, pois arde muito e as crianças sofrem bastante”, reforça.

CONFIRA: Tamanho e quantidade de águas-vivas assustam veranistas no litoral norte

Família de Laura redobrou os cuidados | abc+



Família de Laura redobrou os cuidados

Foto: Letícia Breda/Ges-Especial

LEIA MAIS: AONDE IR: Cinema a R$ 6, últimos dias do Natal dos Anjos e mais; veja o que curtir com a família na região

Pela primeira vez em Tramandaí, Milena Petter, 24 anos, veio de Imigrante para passar férias com a família. Apesar do clima de descanso, a jovem mantém os cuidados para evitar acidentes. “Meu filho tem oito meses, então ele não vai sozinho na água. Apenas molhamos os pezinhos dele e estamos sempre atentos para evitar qualquer risco”, destaca.

Família de Milena veio pela primeira vez em Tramandaí | abc+



Família de Milena veio pela primeira vez em Tramandaí

Foto: Leticia Breda/Ges-Especial

ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

O que fazer se for queimado por água-viva

De acordo com o Tenente Coronel Lang, coordenador administrativo da Operação Verão 2024/2025, as águas vivas são animais marinhos avistados com frequência nos meses de verão no litoral gaúcho. Via de regra, a queimadura é momentânea e se atenua em alguns minutos. “Nesses casos, o indicado é retirar os filamentos por ventura ainda presos na vítima, lavar com água salgada e após fazer compressa com vinagre”, afirma Lang.

Além disso, todas as guaritas do Corpo de Bombeiros contam com uma garrafa de vinagre para oferecer aos banhistas em caso de necessidade. “Não aplicar água doce, loções ou esfregar areia na lesão. Da mesma forma, não se deve urinar na ferida. Situações mais graves devem ser encaminhadas ao posto de saúde mais próximo”, orienta o Tenente.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Trânsito

Na manhã deste sábado, o movimento na BR-290 em direção ao litoral norte estava intenso, mas não apresentou pontos de lentidão. Contudo, a estimativa é que a circulação de veículos aumente consideravelmente.

A previsão da CCR ViaSul para quem retorna do litoral pela free way no sábado é de tráfego tranquilo, com estimativa de 38 mil veículos na rodovia. No domingo, o aumento expressivo deve chegar a mais de 73 mil automóveis na estrada, enquanto outros 65 mil devem seguir na segunda.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade