Ruas de diferentes pontos de Porto Alegre que já estavam secas após a enchente da semana passada voltam a ficar alagadas na manhã desta quinta-feira (23). Até esta quarta-feira (22) o problema era localizado apenas na região da Avenida Praia de Belas.
Nesta manhã voltou a chover forte na capital, o que potencializou o “refluxo” de água nos bueiros. Bairros como Centro Histórico, Cidade Baixa e Menino Deus estão entre os mais atingidos.
No entanto, há relatos de alagamento em pontos inclusive do bairro Tristeza, na Zona Sul, onde não houve registro de problemas nos últimos dias. No bairro Cavalhada também há alagamentos pela primeira vez. Na Zona Norte da capital a água também está voltando a ocupar ruas que já estavam secas.
No Centro Histórico voltou a acumular água na parte baixa da Avenida Borges de Medeiros, junto à sede da Prefeitura de Porto Alegre e ao Mercado Público. Trabalhadores que faziam a limpeza naquela região foram retirados às pressas.
A suspeita de moradores é que tenha havido problema generalizado no funcionamento das casas de bombas. A EPTC pede que os motoristas tenham cuidado ao trafegar pela capital.
Diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss informou que equipes as equipes trabalham com hidrojateamento nas redes pluviais para tirar o lodo e areia acumulada com a enchente. Além disso, trabalham para voltar a operar a pleno às Estações de Bombeamento de Água Pluvial (Ebaps) 12, 13 e 16, que drenam a água da região dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus.
Em função dos novos alagamentos, a Prefeitura de Porto Alegre suspendeu as aulas em escolas públicas e privadas nesta sexta-feira (24).
LEIA TAMBÉM