A volta da chuva adiou a previsão de retorno gradual do abastecimento de água para Esteio e Sapucaia do Sul. Inicialmente a volta da água para as duas cidades, que estão desde o dia 3 de maio completamente desabastecidas, era prevista para ocorrer a partir deste domingo (12). Obras emergenciais estão sendo feitas desde a semana passada para a construção de Estações de Tratamento de Água (ETAs) compactas nos dois municípios.
Segundo a Corsan, a região Metropolitana segue sendo a mais afetada. Até este domingo (12) eram 165 mil imóveis desabastecidos em 7 municípios. O sistema Esteio-Sapucaia segue sendo o mais comprometido pelo alagamento das estruturas, potencializado pela chuva da madrugada, segundo a empresa. Atualmente, 86 mil pontos estão sem água nessas cidades, representando 52% do desabastecimento total da região.
Cumprindo o Plano de Contingência da Corsan, estão sendo construídos 3,8 quilômetros da nova adutora que levará água para o centro de reservação que atende Esteio e Sapucaia. A expectativa, mesmo com o mau tempo, é a de que os trabalhos estejam concluídos até a próxima terça-feira (14).
De acordo com o planejamento, e para atender a população enquanto a ETA permanece inundada, cinco estações Móveis de Tratamento de Água estão sendo instaladas em regiões mais altas para atender o sistema e entrarão em operação nos próximos dias.
Neste domingo, mergulhadores trabalham na vedação da entrada de água no poço de sucção da estação de captação, e na montagem da bomba para impermeabilizar o reservatório. As estruturas também recebem serviços de drenagem, na tentativa de reduzir o nível do alagamento para o reparo de equipamentos e sistemas elétricos.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags