Quem frequenta as praias do litoral norte do Rio Grande do Sul está acostumado a ver o mar “chocolatão” e gelado. No entanto, nesta quinta-feira (1) a água surpreendeu os veranistas que estavam em Tramandaí e Imbé. Com a água clara, morna e sem mãe d’água, os gaúchos aproveitaram para se refrescar dentro do mar. Além disso, a bandeira verde nas guaritas, que significa mar calmo, fez com que muitos permanecessem mais tempo na beira-mar.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Diferentemente do primeiro mês do ano, quando o tempo não colaborou com os veranistas, fevereiro começou propício para quem gosta de curtir uma praia. Isso porque o primeiro dia já registrou sol, calor e nada de vento na beira da praia. O mar bonito e esverdeado fez com que alguns veranistas comparassem às águas de Santa Catarina.
O casal de São Leopoldo Egídio Graff, 61, e Tânia Maria Adam, 60, chegaram em Imbé no último sábado (27) e vão embora na segunda-feira (5), quando viajam para Santa Catarina. “Essa semana está maravilhosa. No Ano Novo só pegamos vento e mar revolto. Dessa vez, todos os dias estão maravilhosos. Vai superar Santa”, diz o aposentado, que ficou boa parte do tempo no mar durante a manhã.
Já a terapeuta holística Karina Werb, 55, não tem prazo para ir embora. Moradora de Igrejinha, ela está em Imbé desde o início do ano. “Enquanto tiver sol vamos estar aqui. Ainda mais com esse mar lindo e maravilhoso. Parece que estamos em Santa Catarina”, comenta.
Na praia desde o ano passado, a moradora de Dois Irmãos e professora aposentada Simoni Isabel Hoppen, 59, está aproveitando as férias da filha Pietra Hoppen, 23, em Imbé. “Dias maravilhosos. Agora parece que estabilizou o tempo. O mar de Tramandaí está com a água maravilhosa”, afirma. Para a estagiária de educação física, o clima gostoso traz tranquilidade. “Aqui, todos os problemas vão embora”, diz Pietra.
Para a afilhada de Simoni, a pastora de São Paulo Natália Lemmertz, 26, a praia está surpreendendo. “É raro eu vir para Tramandaí, pois sempre vou para Santa. Estou muito surpresa, o mar está lindo”, comenta.
Uma turma de Montenegro, Porto Alegre, Tramandaí e Passo Fundo, aproveitava a manhã de tempo bom embaixo de uma barraca. “É inédito. O mar está maravilhoso, água quentinha e bandeira verde”, diz Rôni Faustino Silva, 68.
Tempo firme segue no final de semana
Assim como nesta quinta, o feriado de Navegantes deve ser de tempo bom no litoral. Sob domínio de uma massa de ar seco, as temperaturas devem ter mínima de 23ºC e máxima de 29ºC nesta sexta-feira (2). O sábado (3) e domingo (4) também serão de sol e calor, com máximas entre 28ºC e 30ºC.
Veículos rumo ao Litoral
Por volta das 15 horas desta quinta-feira (1), a free way já registrava um movimento intenso de veículos rumo às praias do litoral norte. Às 17 horas, segundo a CCR ViaSul, mais de 32 mil veículos já haviam passado pela praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha.
A expectativa, conforme a concessionária, é que 92 mil veículos sigam rumo ao litoral, sendo 49,5 mil nesta sexta-feira (2). Para fugir do trânsito, o melhor horário, de acordo com a CCR, é após às 16 horas desta sexta. Já para o retorno, os horários indicado são no domingo (4) antes das 14 horas e na segunda (5) após às 10 horas.
Expectativa para o setor de hospedagens
Com o feriado e a expectativa de um final de semana ensolarado, a rede hoteleira do litoral norte deve ser beneficiada pela alta procura. Segundo o supervisor de hotelaria do Hotel Beira Mar, Pierre Weber, em Tramandaí, há bastante interesse e busca pelos veranistas.
“Na virada do ano tivemos uma frequência muito grande, com 100% de ocupação. Depois, vimos uma queda de 10% em relação à temporada passada. Para esse final de semana, está dentro da expectativa, mas 10% a menos também. Por conta da troca de mês, o pessoal de janeiro está indo embora. Nos dias 2 e 3 deve vir uma nova leva de turistas, em função das férias”, comenta.
Já na Cabanas Jr, em Imbé, de acordo com o proprietário Júnior Bertolino Dias, os kitinetes e cabanas estão 80% reservados para o final de semana. “O último foi mais fraco. Mas esse o pessoal reservou há mais de uma semana”, diz. Há expectativa também para aqueles que procuram em cima da hora. “Pelo jeito teremos lotação máxima. O tempo vai ajudar, principalmente pelo feriadão em muitos lugares”, observa.
A perspectiva para o mês de fevereiro é boa, já que janeiro foi marcado por muita chuva e vento. “Não esperamos nada muito longe da temporada passada. Para esse mês, com carnaval, esperamos mais reservas”, comenta Dias.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags