A equipe de futebol de cegos de Canoas, Agafuc, venceu os dois primeiros jogos da quarta edição do Regional Sul-Sudeste de Futebol de Cegos. O evento reúne dez equipes de seis Estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.
O time canoense é o atual campeão da competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). Os jogos ocorrem de 8 e 13 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP.
As equipes foram divididas em dois grupos, a Agafuc está no grupo B. Na segunda-feira (8), os canoenses venceram a partida de estreia contra a equipe carioca SASJO-RJ, por 4 a 0. Ricardinho, Léo, André e Adrian marcaram.
Na terça-feira (9), a segunda partida da primeira fase foi contra a equipe APADV-SP. O jogo foi acirrado, a partida se encaminhava para o empate de 1 a 1, faltando 40 segundos para o término, a vitória veio por meio dos pés do veterano Ricardinho que havia marcado o primeiro gol.
“Faltam mais dois jogos para completarmos a primeira fase. Estamos confiantes para a vaga na semifinal. Dependendo dos resultados desta quarta-feira estaremos classificados. Os dois primeiros colocados de cada grupo disputam a semifinal”, destaca o treinador da Agafuc, Rafael Astrada.
Nesta quarta-feira (10), às 15h15, a equipe enfrenta o Unicep-ES. Na quinta-feira (11), às 10h15, ocorre um clássico do futebol de cegos gaúcho, Agafuc versus Acergs-RS.
Os dois jogos da semifinal ocorrem na sexta-feira (12), a partir das 9 horas. A grande final está marcada para as 10h15, no sábado (13). As partidas são transmitidas pelo canal TV Camisa 10, no YouTube.
LEIA TAMBÉM
Seleção Brasileira
Recentemente, o goleiro Luan e os jogadores Ricardinho e Nonato foram convocados para a Seleção Brasileira de Futebol de Cegos para disputar o Grand Prix da IBSA. “São atletas experientes e talentosos, eles já foram convocados diversas vezes. É um orgulho para a Agafuc ter eles em nossa equipe canoense”, ressalta o treinador da Agafuc.
O torneio Grand Prix da IBSA vai reunir oito equipes – Brasil, Argentina, Japão, Tailândia, França, Inglaterra, Itália e Chile – em São Paulo, entre os dias 23 e 27 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.