A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, por tempo indeterminado, todas as operações nos aeroportos de Canela e Torres. A decisão, comunicada na sexta-feira (13) e que teve efeito imediato, aconteceu, segundo a Anac, após ser verificada “condição de risco à segurança das operações”.
A gestão dos dois aeroportos foi transferida para a Infraero no início do mês. A mudança administrativa foi uma medida para melhorar as condições dos aeroportos e poder torná-los uma alternativa ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
LEIA TAMBÉM: TRENSURB: Trens circulam entre Canoas e Porto Alegre para realização de testes nas vias
Contudo, a Anac relata que até o momento não foi encaminhado o Plano de Transição Operacional, que prevê “os prazos e ações específicas de cada órgão de modo a balizar o processo de mudança de operador dos aeródromos, os quais são responsáveis integralmente pelo cumprimento dos requisitos normativos exigidos pela Anac”.
Assim, conforme o órgão, sem haver a indicação de um operador de aeródromo responsável, não é possível garantir que serão realizados os procedimentos necessários.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
“Tal restrição perdurará até que haja gestor e responsáveis operacionais formalmente designados pelo operador aeroportuário”, pontua a Anac.
LEIA TAMBÉM