O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, volta a receber a operação de embarque e desembarque de passageiros nesta segunda-feira (15). Fechado desde o início de maio devido às enchentes que atingiram o Estado, o Salgado Filho ainda não tem data para retomar as decolagens e pousos de voos no local, no entanto, os processos de check-in e segurança voltam a acontecer no terminal do aeroporto.
LEIA TAMBÉM: ParkShopping Canoas encerra embarque e desembarque; procedimentos voltam ao Salgado Filho nesta segunda-feira
Os passageiros serão transportados por ônibus contratados até a Base Aérea de Canoas (Baco), onde os aviões comerciais estão operando. Para embarcar no Salgado Filho, os passageiros devem acessar o segundo piso pelas portas 5 e 6.
O check-in e despacho de bagagens acontecem no segundo andar, na área onde funcionava o check-in internacional. O posto de inspeção de segurança da Polícia Federal fica no terceiro piso. Opções para alimentação, como cafés e lancherias, já estão abertas para atender os passageiros. O desembarque vai acontecer na parte externa do Salgado Filho, ao lado do estacionamento.
CONFIRA TAMBÉM: BR-116: Dnit anuncia três dias seguidos de bloqueio total temporário no trecho de Esteio
Provisoriamente, o ParkShopping Canoas funcionou como terminal para passageiros desde o dia 27 de maio. Os últimos embarques e desembarques no centro comercial ocorreram neste domingo (14). A partir de hoje, todos os passageiros devem se encaminhar para o Salgado Filho. Não é possível fazer check-in no Shopping ou embarcar diretamente na Base Aérea de Canoas.
Segundo a Fraport, concessionária responsável pela operação do Salgado Filho, o trajeto dos passageiros não deve se tornar mais longo com a mudança de local de embarque. Testes foram feitos para calcular o tempo de deslocamento até a Baco, e a previsão é de que as viagens levem cerca de 15 minutos.
Últimas partidas no terminal ParkShopping
Domingo (14) foi o último dia de embarques e desembarques no ParkShopping Canoas. “A partir de amanhã voltamos a operar no Salgado Filho”, contou Maria Eduarda Braga, que trabalha em uma agência de viagens local.
“Fizemos o trajeto Canoas – Viracopos e voltamos, e o atendimento aqui no Shopping foi maravilhoso, o grupo tinha uma pessoa cadeirante e fomos muito bem atendidos”, relata Maria.
“Essa é minha primeira vez aqui, antes eu viajava pelo Salgado Filho. Vim bem cedo para me prevenir e não ter perigo de perder o voo”, disse a gerente comercial Franciele Melchior, 35.
Apesar da tranquilidade no embarque e desembarque, a expectativa por uma volta das operações aéreas do Salgado Filho segue acompanhando os passageiros.
“Esse retorno ao Salgado Filho vai facilitar bastante, esperamos tenha um aumento na quantidade de voos. Vamos torcer que até o final do ano, o Aeroporto volte à normalidade”, contou o vereador em Rio Grande, Paulo Roberto Roldão.
LEIA TAMBÉM