Se o Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, está fechado desde 3 de maio em decorrência da enchente e deve permanecer assim até dezembro, segundo prognóstico da Fraport e do governo federal, como que aviões foram vistos decolando do aeroporto no início da tarde deste sábado (8)?
Muita gente que está na zona norte de Porto Alegre percebeu a movimentação de aviões no Salgado Filho e levou o assunto para as redes sociais. “O aeroporto reabriu”, perguntou uma internauta. Outro comentou que viu dois aviões decolando de Porto Alegre e comemorou que “tudo está voltando ao normal”.
Na verdade, o Salgado Filho segue fechado por tempo indeterminado. A previsão é que as operações sejam retomadas para o Natal deste ano, mesmo que de forma parcial. Mas esse prazo pode mudar para mais ou para menos, dependendo de como andar a reforma do aeroporto. A limpeza da pista e a avaliação dos estragos começaram nesta semana. O relatório final da dimensão dos estragos deve sair em julho.
O que está acontecendo neste sábado é uma operação de retirada de aviões de pequeno porte que estavam em hangares particulares no Salgado Filho. Ao todo, 47 ficaram “presos” no aeroporto durante a enchente. Eles ficam no lado oposto ao do terminal de passageiros. Alguns aviões, como um Grand Caravan da Azul Conecta, ficaram com água na altura da barriga durante quase um mês.
Como naquela região do aeroporto a água baixou antes, nas duas últimas semanas esses aviões já puderam ser revisados e estavam prontos para voo, apenas aguardando a liberação de uso de parte da pista. E foi o que aconteceu neste sábado.
Como são aviões menores, eles conseguem decolar utilizando apenas parte da pista do Salgado Filho, especialmente a cabeceira leste, que sequer ficou debaixo d’água. Entre meio-dia e 14h40 foram oito decolagens. Outras duas operações como esta estão programadas para os próximos dias, ainda em data a definir.
Entre os aviões que deixaram o Salgado Filho até o início da tarde estão um Falcon 2000, um King Air 260, um King Air C90 da UniAir e um Cessna 402B. A operação de helicópteros na específica para esta finalidade no sítio aeroportuário do Salgado Filho está liberada desde 25 de maio, segundo Notam da Aeronáutica.
LEIA TAMBÉM