DEPOIS DE 5 MESES
AEROPORTO: Salgado Filho pronto para "decolar"; saiba como será a reabertura
Retomada de operações após enchente de maio está marcada para a manhã de segunda-feira; confira qual será o primeiro avião a fazer pouso e decolagem
Última atualização: 18/10/2024 07:47
Às 6h30 da próxima segunda-feira (21), um Airbus A320 vai decolar do Aeroporto Internacional de Viracopos, na cidade paulista de Campinas, com destino a Porto Alegre. A previsão é que o avião, da empresa Azul Linhas Aéreas, pouse no Aeroporto Internacional Salgado Filho às 8h10, marcando assim de forma definitiva a retomada das operações no terminal, fechado desde o dia 3 de maio, quando a pista inundou junto com boa parte da zona norte da capital.
Para marcar esta retomada, a empresa preparou uma ação especial, com uma pintura temática na parte externa da aeronave que traz alguns símbolos do Estado, como um homem vestido a caráter tocando violão, uvas representando a Serra, as ruínas de São Miguel das Missões, entre outros. Na cabine de comando do voo, estarão um piloto e copiloto gaúchos e, entre os passageiros, o CEO da Azul, John Rodgerson.
"O Rio Grande do Sul é muito importante para a Azul, tanto em relação ao mercado, onde somos líderes e temos a maior malha do Estado, como pelo simbolismo, já que Porto Alegre acolheu nosso primeiro voo, há mais de 15 anos. Isso torna ainda mais especial este momento, com o voo da Azul simbolizando a retomada do Aeroporto Salgado Filho", explica o CEO.
Ato nesta sexta-feira
Três dias antes do primeiro voo utilizar os 1,7 mil metros de pista já reformados, que permitirão a retomada parcial das operações no Salgado Filho, uma atividade com a presença dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, marcará a reabertura oficial do terminal.
AEROPORTO: Veja os impactos da reabertura do Salgado Filho no turismo e nos negócios do RS
O ato oficial de reabertura começa a partir das 10 horas desta sexta-feira (18). Inicialmente, o Salgado Filho atenderá apenas passageiros para voos domésticos. A retomada completa do terminal está prevista para o dia 16 de dezembro, quando serão entregues o restante das obras, o que inclui a totalidade da pista de pousos e decolagens, que soma 3,2 mil metros.
71 voos diários inicialmente
Nos primeiros sete dias de funcionamento estão previstos 71 voos diários que atenderão cerca de 9 mil passageiros por dia. Os destinos iniciais irão ligar a capital gaúcha com as cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Brasília.
Os passageiros precisam ficar atentos a algumas alterações até a retomada completa do Salgado Filho, em dezembro. Os voos serão realizados das 8 às 22 horas em uma pista de 1.730 metros. Essa alteração acontece pois, entre 22 horas e 7h59, será feita a manutenção da pista. O terminal ficará aberto durante as 24 horas. Como já acontece, o check in é feito no 2º piso, onde antes era a área de voos internacionais.
AEROPORTO: Cobrança pelo uso do meio-fio será retomada no Salgado Filho; relembre como funciona
Saiba mais
Os voos serão feitos do Salgado Filho até os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, Viracopos, em Campinas, Galeão, no Rio de Janeiro, e o Aeroporto Internacional de Brasília.
Todos os embarques estarão concentrados no pavilhão 3, enquanto os desembarques acontecerão no pavilhão 1. Transfers e receptivos de empresas serão concentrados no edifício garagem 3. Na parte externa do pavilhão 1 ficarão os pontos para a solicitação de táxis e aplicativos. Motoristas terão três opções de estacionamento, dois edifícios garagens cobertos e o antigo estacionamento 4, sem cobertura.