Aos poucos, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, volta a operar, começando com os embarques e desembarques. A previsão é que a reabertura completa aconteça até dezembro. Mas o que já se sabe?
Embarque e desembarque
O Salgado Filho voltou a receber os passageiros para o check-in, embarques e desembarques nesta segunda-feira (15), após ficar cerca de dois meses fechado. Com isso, o terminal instalado emergencialmente no ParkShopping Canoas deixou de operar.
VOCÊ PRECISA SABER: Quanto tempo antes do embarque é preciso estar no Aeroporto Salgado Filho
Mas e os voos?
Apesar da reabertura do terminal, os voos continuam a chegar e sair da Base Aérea de Canoas (Baco). Para chegar lá, os passageiros serão embarcados em um ônibus que irá de Porto Alegre até à unidade militar.
LEIA MAIS: AEROPORTO SALGADO FILHO: Qual o horário do terminal de embarque e desembarque?
Os voos só irão voltar a acontecer em Porto Alegre a partir de outubro, de forma parcial, de acordo com o ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, após uma reunião da concessionária Fraport com o governo federal, em Brasília, nesta terça-feira (16).
Inicialmente, serão feitos 50 voos por dia, somando 350 semanais. Para isso, 1,7 mil metros da pista do Salgado Filho precisam ser reestabelecidos, conforme o plano de recuperação apresentado pela Fraport na reunião.
CONFIRA TAMBÉM: VÍDEO: Fraport instala usina de asfalto no Aeroporto Salgado Filho para reconstruir pista de pousos e decolagens
A operação completa deve ser retomada até dezembro deste ano, quando o restante da recuperação dos quase 2 mil metros de pista deve ser concluído.
LEIA MAIS SOBRE: AEROPORTO SALGADO FILHO: O que aponta o laudo sobre a situação da pista e qual o plano da Fraport
Recursos
A Fraport pediu R$ 700 mil durante a reunião e o pedido será analisado pela Advocacia Geral da União (AGU) até sexta-feira (19). Na próxima segunda-feira (22), o parecer deve ser levado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU).
Baco deixará de operar?
O governo federal não descarta que a Baco continue a operar, mesmo com a reabertura total do Aeroporto Salgado Filho. Ainda, está previsto que ela comece a funcionar 24 horas em até 15 dias, a partir de sexta-feira (12) passada.
LEIA TAMBÉM