CRISE AÉREA

AEROPORTO SALGADO FILHO: Fraport já tem data para apresentar diagnóstico da pista

Concessionária teve reunião nesta terça-feira com representantes do governo federal

Publicado em: 09/07/2024 18:22
Última atualização: 10/07/2024 18:27

A Fraport Brasil confirmou nesta terça-feira (9) a data de apresentação do diagnóstico das condições do pavimento da pista e do pátio do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A área ficou um mês totalmente alagada pela maior enchente da história do Rio Grande do Sul e avaliação prévia apontou que houve danos na pista.


Embarque e desembarque de passageiros será retomado nos próximos dias em Porto Alegre Foto: Paulo Pires/GES

A data de apresentação do diagnóstico foi confirmada por executivos da Fraport Brasil em reunião com representantes do governo federal. O encontro teve participantes em Brasília e em Porto Alegre. Também nesta tarde o governo estadual tratou com a União sobre o futuro dos aeroportos de Torres e Canela.

O ministro extraordinário da Reconstrução, Paulo Pimenta, diz que está otimista com a possibilidade de reabertura do Salgado Filho antes de dezembro, que é o prazo dado inicialmente pela Fraport.

Nesta segunda-feira (8) a concessionária confirmou a volta do embarque e desembarque de passageiros para o terminal, mas frisou que por enquanto os voos continuam operando na Base Aérea de Canoas (Baco).

Segundo fontes ouvidas pelo Grupo Sinos, a Fraport confirmou na reunião desta terça que informará daqui a uma semana, dia 16, o quanto o pavimento foi atingido pelo alagamento. A concessionária também deverá anunciar uma data prevista para a conclusão de eventuais reformas e retomada das operações.

Depois que a água baixou e as equipes técnicas conseguiram acessar a pista e o pátio, a Fraport anunciou que os aviões voltariam ao Salgado Filho perto do Natal. Não houve definição de data. Mais tarde, o governo federal lançou desafio de retomar as operações em outubro. Semana passada a concessionária mostrou fotos da conclusão da limpeza do terminal.

Em entrevistas recentes, o ministro extraordinário da Reconstrução, Paulo Pimenta, tem dito que não trabalha com a possibilidade de o Salgado Filho permanecer fechado até meados de dezembro. "Continuo confiante de que em outubro já teremos alguma operação em Porto Alegre, mesmo que parcial", destacou Pimenta nesta segunda-feira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas