O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica atualizou na noite desta quarta-feira (22) a notificação de fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre. Agora a previsão é que o local não receba aviões pelo menos até 7 de agosto. A tendência é que helicópteros voltem a operar antes no local, mas ainda sem data definida.
O primeiro Notam informando o fechamento do aeroporto por conta da enchente que atingiu a região do bairro Anchieta tinha validade até o próximo dia 30. O novo prazo ainda poderá mudar, para mais ou para menos, dependendo da evolução dos reparos na estrutura administrada pela Fraport.
A nova data se aproxima do prazo de 90 dias de proibição da venda de passagens para voos com origem ou destino no aeroporto de Porto Alegre que foi determinado semana passada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Na ocasição, a Fraport chegou a declarar que a previsão de 90 dias sem venda de passagens era improcedente.
Na manhã desta quarta-feira, em entrevista à Rádio ABC 103.3 FM, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou que o Salgado Filho segue fechado por tempo indeterminado. Disse que ainda no domingo a água baixou dentro do terminal e que a expectativa é que o pátio esteja seco “até sexta ou sábado” desta semana.
Enquanto começa a contabilizar os estragos, a Fraport trabalha para iniciar a operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas (Baco). A partir da próxima segunda-feira (27) ocorrerão cinco pousos e cinco decolagens por dia na unidade militar. A operação de solo, como check-in, despacho de bagagem e controle de segurança, serão no Canoas ParkShopping. De lá, os passageiros serão levados de ônibus até a Baco.
LEIA TAMBÉM