O ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho disse na manhã desta quarta-feira (22), em entrevista à Rádio ABC 103.3 FM, que a água está baixando na área do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na zona norte de Porto Alegre. As operações estão suspensas no local desde a noite de 3 de maio. No dia 4 o aeroporto foi tomado pela enchente.
Segundo o ministro, a Fraport já começou a avaliar os estragos causados pelas duas semanas de alagamento da pista, do pátio e do primeiro andar do terminal. “Domingo a água do terminal baixou e a concessionária já começou a fazer um diagnóstico, a avaliar a estrutura”, revelou Silvio Costa Filho à Rádio ABC.
O ministro informou ainda que a água no pátio e na pista também está baixando e que “até sexta ou sábado” a área deverá estar totalmente seca. A partir daí a Fraport fará uma avaliação detalhada de todos os estragos para montar um plano de recuperação do aeroporto de Porto Alegre.
Silvio Costa Filho destaca que, antes desse diagnóstico da Fraport, é cedo para prever qualquer tipo de prazo para reabertura do aeroporto. “Qualquer avaliação neste momento é prematura. O aeroporto segue fechado por tempo indeterminado”, reafirmou. Oficialmente o fechamento informado pela Fraport à Aeronáutica vai até 30 de maio, mas este prazo será ampliado.
Ao mesmo tempo em que trabalha na avaliação dos estragos no Salgado Filho, a Fraport agiliza o início da operação comercial na Base Aérea de Canoas (Baco). A previsão é que os primeiros voos no local aconteçam na próxima segunda-feira (27). O ParkShopping Canoas vai centralizar as operações de solo, como check-in, despacho de bagagem e segurança. De lá os passageiros irão de ônibus até a Baco.
LEIA TAMBÉM