O piloto de Ivoti, Henrique Schneider, de 26 anos, fez parte da tripulação do primeiro avião a pousar no Aeroporto Salgado Filho nesta segunda-feira (21), após mais de cinco meses fechado, devido às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.
Schneider foi o copiloto do voo, ao lado do comandante Carlos Coster, de 40 anos, natural de Porto Alegre. Os dois gaúchos foram escolhidos pela Azul para celebrar o momento de retomada.
Além disso, o jovem de Ivoti comemora seu aniversário nesta segunda, data que coincidiu com o primeiro pouso no Salgado Filho. Ele atua como copiloto há três anos. Durante as enchentes, colaborou com os resgates aéreos na Serra Gaúcha, atuando como voluntário e ajudando na identificação de coordenadas para salvar vítimas. “Eu pedi para fazer esse voo, que é muito especial e emocionante, bem no dia do meu aniversário. Passamos por um momento muito desafiador e agora é a hora da retomada”, afirmou.
A Azul, que durante a crise climática foi a primeira a operar voos emergenciais para Canoas, foi agora também a primeira a pousar com um Airbus A320 customizado em homenagem ao Rio Grande do Sul. Com uma pintura que celebra a cultura gaúcha, a aeronave foi recebida como um símbolo da retomada. A aeronave pousou nesta segunda-feira às 8h10 em Porto Alegre. O voo partiu de Campinas, São Paulo, no início da manhã.
LEIA TAMBÉM