A retomada de voos no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi com festa na manhã desta segunda-feira (21), mas também com alguns contratempos ainda decorrentes da enchente de maio, que deixou a área térrea e o primeiro piso do terminal embaixo d’água.
Quedas de energia foram registradas no terminal momentos antes de o primeiro avião pousar no aeroporto, às 8h03. Também foram detectadas falhas no sistema de ar-condicionado e na rede de Wi-Fi. Os totens para o pagamento do estacionamento também não estavam funcionando.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
VEJA VÍDEO: Gaúchos no comando e aeronave com pintura especial são destaques na retomada do Salgado Filho
Apesar de voltar a receber voos, o Salgado Filho não está operando com sua capacidade máxima. Por enquanto, apenas voos comerciais domésticos [vindos de outros aeroportos brasileiros] podem pousar e decolar do maior terminal da região Sul.
LEIA MAIS SOBRE O AEROPORTO: Investimento para reconstrução do Salgado Filho pode chegar a R$ 450 milhões
O motivo dessa retomada parcial se deve à necessidade de conclusão da reforma total da pista do aeroporto. Por enquanto, apenas 1,7 quilômetro dos 3,2 quilômetros de pista foi refeito. A reforma do restante segue sendo executada.
CONFIRA TAMBÉM: Piloto de Ivoti participa do comando de voo histórico com retomada de pousos e decolagens no Salgado Filho
Apesar disso, a Fraport já definiu quando espera retomar 100% os voos no Salgado Filho, incluindo os voos internacionais. Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, a CEO da concessionária, Andreea Pal, garantiu que o plano de retomar a operação plenamente segue sendo o dia 16 de dezembro.
“Temos uma data, e quando a Fraport Brasil fala algo, tende a respeitar. Pode acontecer algum imprevisto, mas estou segura que dia 16 [de dezembro] vamos voltar a receber voos internacionais”, coloca.
SAIBA AINDA: Saiba como fica a operação na Base Aérea de Canoas após a retomada do Salgado Filho
Além da conclusão da pista, a Fraport também trabalha para concluir até dezembro as pistas de táxi e pátio de aeronaves, espaços que serão feitos em concreto para ficar mais resistente e permitir que as aeronaves entrem e saiam mais facilmente. Também deve ser concluída até o final do ano a instalação das novas plataformas de embarque, também conhecidas como pontes de embarque, que conectam as aeronaves ao terminal.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- AEROPORTO
- aeroporto internacional
- aeroporto internacional de porto alegre
- aeroporto internacional salgado filho
- Aeroporto Salgado Filho
- ANDREEA PAL
- catástrofe climática
- enchente de maio
- FRAPORT BRASIL
- porto alegre
- Recomendadas pelo Editor
- reforma da pista
- retomada de voos
- SALGADO FILHO
- VOOS COMERCIAIS
- voos domésticos
- VOOS INTERNACIONAIS