Faltando precisamente 11 dias para o retorno parcial do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, as obras de recuperação da infraestrutura aeroportuária seguem conforme o cronograma projetado. A operação de voos domésticos, marcada para voltar no dia 21 de outubro, é um passo importante no plano de reconstrução do Rio Grande do Sul após a grave enchente de maio.
PREVISÃO DO TEMPO: Inmet publica três novos alertas meteorológicos para o RS
Segundo a Fraport Brasil, até o momento, já foram realizados 85% dos trabalhos previstos para a retomada. “Estamos cumprindo o cronograma proposto até o momento. Temos certeza de que a reabertura do nosso aeroporto será de suma importância para acelerar, principalmente, a economia do nosso Estado”, afirma diretor de infraestrutura e manutenção da empresa, Cassio Gonçalves.
A etapa de pavimentação da primeira parte da pista está em fase de conclusão. Após isso, os trabalhos no aeroporto serão direcionados à implantação da sinalização horizontal, necessária para a retomada da operação de pousos e decolagens. Além disso, a empresa está na finalização das pinturas e realizando a instalação do balizamento luminoso.
FIQUE POR DENTRO: “Caiu uma guria”: Adolescentes de São Leopoldo ficam feridas ao cair de brinquedo em parque de diversões da capital
Outras etapas importantes também já foram concluídas, como a recuperação dos equipamentos do sistema de iluminação e balizamento de aeronaves, a subestação de energia que alimenta os auxílios visuais e as obras nas taxiways. A fase de conclusão das obras ainda abrange os sistemas de TI, a montagem das escadas rolantes, da esteira de restituição de bagagem e a finalização do sistema de abastecimento de energia elétrica do Terminal de Passageiros.
Avião da FAB realiza testes
A aeronave GEIV, da Força Aérea Brasileira (FAB), realiza até esta sexta-feira (11) testes na pista do Aeroporto Salgado Filho. A operação de voos serve para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
A atividade faz parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista de pouso e decolagem, o que é necessário para certificar e autorizar a operação. “O GEIV fará a verificação dos Papis (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) das cabeceiras recuadas, 11 e 29, e do Localizer/DME da cabeceira 11. Após essa atividade, os registros dos equipamentos são analisados para que um documento de homologação seja emitido”, informa a Fraport.
Conforme a operadora, o Papi é um equipamento que auxilia o piloto dando orientação visual da inclinação de descida para aproximações sem precisão. Já o Localizer é um sistema de orientação horizontal no sistema de pouso por instrumentos. Em Porto Alegre, ele fica junto ao aparelho DME, que provê informações de distância.
Lula deve estar na reinauguração
A expectativa de é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venha a Porto Alegre para a reabertura do aeroporto. A visita deve ocorrer no dia 18 ou 19 de outubro, mas a informação ainda não foi confirmada na agenda presidencial.
ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
No dia 30 de setembro, o governo federal publicou uma Medida Provisória que permite à Fraport o acesso a R$ 425,9 milhões para a recuperação do Aeroporto Salgado Filho. O repasse havia inicialmente sido aprovado, por unanimidade, pela diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Retomada integral só em dezembro
Apesar do retorno parcial neste mês, a terceira e última fase das obras para a recuperação total do aeroporto deve ser finalizada apenas no dia 16 de dezembro. Nesta data, está previsto a entrega de 3.200 metros de pista de pousos e decolagens, a recuperação completa dos sistemas de energia e a infraestrutura aeroportuária.
LEIA TAMBÉM: Reabertura do Salgado Filho contará com pocket show de evento mais procurado da Serra
Até lá, a operação de voos domésticos ocorre em pista reduzida, usando apenas 1.730 metros. Com funcionamento das 8 às 22 horas, o aeroporto funcionará com capacidade para receber até 128 frequências diariamente.
As empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de seus voos e já estão com as vendas de bilhetes abertas. Por enquanto, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
*Colaborou Stefany Rocha
LEIA TAMBÉM