COMEÇA SEGUNDA-FEIRA

Aeroporto no shopping: Fraport orienta passageiros a chegarem 3 horas antes do voo; veja como vai funcionar

Operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas começa nesta segunda-feira; serão cinco pousos e cinco decolagens por dia

Publicado em: 24/05/2024 22:27
Última atualização: 24/05/2024 23:11

A operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas (Baco) começa nesta segunda-feira (27). É uma alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, que está fechado por alagamento desde o dia 3 de maio. Segundo a Aeronáutica, o terminal ficará fechado ao menos até o início de agosto.


Estrutura da Fraport no ParkShopping Canoas já está montada Foto: Paulo Pires/GES

Nesta sexta-feira (24) à noite a Fraport deu detalhes da operação, confirmando aquilo que já vinha sendo antecipado pelo ABCmais nos últimos dias. A concessionária do Salgado Filho será responsável pela operação comercial na Baco, que começa com cinco pousos e cinco decolagens por dia.

A rotina da operação provisória será bem diferente daquilo que os usuários do Salgado Filho estão acostumados. A começar pelo destino: os passageiros de voos que partem da unidade militar deverão se apresentar três horas antes em uma sala de embarque montada no ParkShopping Canoas, da Multiplam. A sala será fechada uma hora e meia antes do voo.

Após fazer check-in, despacho de bagagem e passar pelos procedimentos de segurança na sala montada no shopping, os passageiros vão embarcar em ônibus fretados pela Fraport e farão o deslocamento até a Baco, o que deve demorar cerca de 10 minutos. O ônibus deixará os passageiros na escada de acesso ao avião.

Quem chegar ao Rio Grande do Sul via Base Aérea de Canoas vai sair do avião, descer as escadas e embarcar direto no ônibus que fará o translado até o shopping. A Fraport destaca que os passageiros não devem ir direto para a Base Aérea, pois não haverá acesso individual ao local. Também não conseguirão sair do local de outra forma que não embarcados no ônibus que fará o percurso Base Aérea-shopping.


Sala de embarque da Fraport no ParkShopping Canoas Foto: Fraport/Divulgação

Entenda como será a operação provisória:

A partir de segunda (27), onde será o embarque dos voos que partem de Canoas?

Os voos comerciais operados na Base Aérea de Canoas terão seus procedimentos de embarque e desembarque centralizados no chamado "Terminal ParkShopping Canoas". A sala já está montada no piso L2. O acesso é pela entrada B (Avenida Farroupilha, 4545, bairro Marechal Rondon, Canoas). A Fraport ressalta que "nenhum passageiro deve se dirigir diretamente à Base Aérea de Canoas".

E o desembarque?

Segundo a Fraport, após o pouso, todos os passageiros irão se dirigir ao Terminal ParkShopping em veículo fornecido pela concessionária. Não será permitida a saída diretamente pela Base Aérea de Canoas. Ao chegar ao ParkShopping Canoas, o transporte irá parar na Saída C.

Qual será o horário de funcionamento do terminal no shopping?

A sala estará disponível a partir das 6 horas e fechará conforme programação de decolagem do último voo do dia.

Como ir a voltar do shopping para a Base Aérea?

A Fraport esclarece que não será permitido entrar ou sair da Base Aérea de outra forma que não no ônibus oferecido pela concessionária. O mesmo vale para o percurso em si. O passageiro não terá como ir em carro particular nem mesmo até a portaria da unidade militar.

Como vai funcionar o check-in no shopping?

O Terminal ParkShopping Canoas contará com um balcão de atendimento da companhia aérea no qual o processo de check-in será realizado. Para maior agilidade no atendimento, a Fraport recomenda que seja feito o check-in online com antecedência.

E o procedimento de bagagem, como será?

Segundo a Fraport, cada passageiro poderá embarcar com um item pessoal e uma bagagem de mão, conforme as regras de cada companhia aérea, sendo este responsável por seus itens desde o Terminal ParkShopping Canoas até seu destino. Conforme a franquia adquirida pelo passageiro, será possível despachar bagagens no shopping.

Devo chegar ao shopping quanto tempo antes do horário do voo?

Segundo a Fraport, o passageiro deverá se apresentar no Terminal ParkShopping 3 horas antes do seu voo. O processo de embarque se encerrará uma hora e meia antes voo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque, destaca a concessionária.

Como será o procedimento de embarque?

Os passageiros deverão comparecer ao Terminal ParkShopping Canoas, preferencialmente com o check-in já realizado. No local, vão apresentar o cartão de embarque e documento de identificação. Após, passarão pelo processo de inspeção (detector de metais e raio-X).

Segundo a Fraport, os passageiros aguardarão na sala de embarque até que funcionários da empresa aérea e da Fraport os direcionem ao veículo fornecido pela concessionária para o deslocamento até a Base Aérea de Canoas. "Cada passageiro será responsável por sua bagagem de mão e item pessoal seu destino", frisa a Fraport

Quais empresas aéreas vão operar em Canoas?

Segundo a Fraport, Azul, Gol e Latam terão voos chegando e saindo da Base Aérea de Canoas. Os voos terão como origem e destino os aeroportos de Viracopos (Campinas), Guarulhos e Congonhas, ambos em São Paulo.

Haverá loja ou restaurante na área de embarque?

Segundo a Fraport, no ambiente da sala de embarque do Terminal ParkShopping Canoas não haverá estabelecimentos comerciais. "Assim, recomendamos que utilize os serviços disponíveis no shopping antes de acessar a sala de embarque".

Os passageiros terão acesso ao estacionamento do shopping?

Sim. O estacionamento é administrado pelo ParkShopping Canoas. A Fraport orienta que os passageiros ingressem pelo Acesso 3 (Av. Farroupilha) entre 6 e 10 horas. Depois das 10 horas, que é o horário de abertura das lojas, o passageiro pode usar qualquer um dos acessos para o estacionamento.

Haverá algum pagamento extra por conta da mudança de aeroporto?

Conforme a portaria 12.168, de 16 de agosto de 2023, publicada no Diário Oficial da União em 29 de agosto de 2023, a tarifa de embarque é de R$ 53,14. Segundo a Fraport, este valor já compõe a passagem aérea adquirida pelo passageiro, não sendo necessário nenhum pagamento no local. Já o valor para despacho de bagagem deve ser verificado junto à companhia aérea responsável pelo voo.

E passageiros com necessidades especiais, como devem proceder?

De acordo com a resolução 280/2013 da Anac, o passageiro com necessidades especiais deve informar ao operador aéreo as assistências necessárias no momento da contratação do serviço de transporte aéreo. "Estas pessoas terão prioridade no acesso ao embarque no transporte dedicado que os levará até a Base Aérea de Canoas bem como contarão com uma estrutura adequada para o embarque na aeronave", informa a Fraport.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas