Dentro de poucos dias, o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho para pousos e decolagens completará três meses. Os procedimentos de embarque e desembarque de passageiros já foram retomados no terminal, mas os aviões seguem operando na Base Aérea de Canoas (Baco). A volta das aeronaves ao aeroporto de Porto Alegre está prevista para outubro, ainda de forma parcial.
Nesta sexta-feira (26) a concessionária Fraport detalhou o andamento dos trabalhos no que chama de “sistema de pátios e pistas”. As informações são do gerente de planejamento lado ar, Diogenes Sartor. “O trabalho das nossas equipes e nossos parceiros não para”, disse o gerente em um vídeo divulgado nas redes sociais pela concessionária.
LEIA TAMBÉM: Leilão de dois aeroportos do interior do RS é cancelado; entenda o motivo
Segundo Sartor, a recuperação da pista de pousos e decolagens e do pátio de aeronaves comerciais foi dividida em três etapas. A primeira, de ensaios em laboratório e análises para verificar as condições da estrutura, já foi concluída. Foi com base na conclusão desse trabalho que a Fraport montou seu plano de retomada, prevendo operação parcial a partir de outubro. A data ainda não foi definida.
Atualmente os trabalhos estão na fase 2. “É a reabilitação do pavimento”, resume o gerente, dizendo que a camada de asfalto danificada pelo alagamento de um mês já foi removida onde era preciso e que a nova massa asfáltica está sendo aplicada. Uma usina de asfalto foi montada no aeroporto para agilizar os trabalhos.
Além disso, o gerente explica que também já foi concluída a limpeza das placas de concreto que existem sob o asfalto da pista, indicando que o novo asfaltamento começa a ser aplicado em breve.
FIQUE DE OLHO: Quanto tempo antes do embarque é preciso estar no Aeroporto Salgado Filho?
A etapa 3 das obras pós-enchente será iniciada já com a retomada parcial dos pousos e decolagens. Segundo o gerente, o aeroporto irá funcionar com pista reduzida. Ao invés dos 3,2 mil metros totais, as aeronaves poderão utilizar 1.730 metros, espaço que garante segurança da operação. É maior que a pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e quase o mesmo tamanho da pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
“Teremos operação e obras ao mesmo tempo”, informou o gerente no vídeo divulgado pela Fraport. A previsão da concessionária é que esta etapa ocorra entre outubro e dezembro, que é quando o Aeroporto Internacional Salgado Filho deverá voltar a operar de forma plena, inclusive com a retomada dos voos internacionais.
LEIA TAMBÉM