CATÁSTROFE NO RS

Aeroporto de Caxias do Sul volta a operar e terminal de passageiros fica superlotado nesta segunda

Pousos e decolagens que estavam previstos para este domingo foram cancelados por conta do nevoeiro

Publicado em: 20/05/2024 11:12
Última atualização: 20/05/2024 11:12

O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani (CXJ), de Caxias do Sul, reabriu para pousos e decolagens nesta segunda-feira (20). A manhã é de sol na cidade, o que viabiliza a operação. Neste domingo (19), todos os voos foram cancelados devido ao forte nevoeiro registrado na Serra. Caxias é a alternativa mais próxima ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, que está alagado desde o último dia 4.


Terminal de passageiros do aeroporto de Caxias do Sul está superlotado nesta segunda Foto: Alejandro Malo/Especial

O primeiro avião comercial a pousar nesta segunda-feira em Caxias foi um A320 da Latam vindo de Congonhas, que não registrou atrasos. Estava previsto para chegar às 10h15 e o pouso ocorreu às 10h08. Outras cinco chegadas estão programadas para o dia: uma da Latam (11h36); uma da Gol (12h10); duas da Azul (14h35 e 15h30); e uma da Voepass (15h35).

Todos os voos comerciais que partem de Caxias do Sul vão para o Estado de São Paulo. O primeiro sai às 11h20 para Congonhas (Latam); o segundo às 12h35 para Guarulhos (Latam); o terceiro às 13 horas para Congonhas (Gol); o quatro às 15h20 para Campinas (Azul); o quinto às 16h15 para Campinas (Azul); e o sexto às 16h25 para Guarulhos (Voepass).


Avião da Latam foi o primeiro a pousar nesta segunda-feira em Caxias do Sul Foto: Alejandro Malo/Especial

Devido ao movimento bem acima da média, a manhã é de movimento intenso no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. Passageiros que estão no local relatam longas filas e terminal superlotado. "Está funcionando, mas tudo muito tumultuado. É preciso paciência", recomenda o colunista do Grupo Sinos Alejandro Malo, que viaja a São Paulo para a BFShow, que começa nesta terça-feira (21) em São Paulo.

Por enquanto, o aeroporto de Caxias do Sul é o mais próximo da Grande Porto Alegre. Existe a expectativa de que, nos próximos dias, a Fraport inicie a operação comercial na Base Aérea de Canoas (Baco). Inicialmente serão cinco voos diários. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já aprovou a autorização dos voos emergenciais na unidade militar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas