A volta dos pousos e decolagens no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, é motivo de esperança para a Serra gaúcha. Com a chegada da temporada natalina na Região das Hortênsias, a retomada dos voos nacionais é alento à economia, por causa da expectativa de incremento na movimentação turística.
E era a retomada de voos na capital gaúcha o que faltava para o início das obras de ampliação do aeroporto de Canela. Mesmo sem receber voos comerciais, a estrutura canelense era uma das alternativas no Estado para receber a malha aérea particular.
Como a pista precisará ser fechada, em uma reunião com a comunidade em setembro, o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, havia adiantado que aguardaria a volta do funcionamento do Salgado Filho.
Assim, as obras iniciarão no dia 28 de outubro e têm previsão de conclusão até 28 de novembro, antecipando em cerca de 30 dias a expectativa inicial para finalizar a primeira etapa do trabalho, que era de dois meses.
Com investimento superior a R$ 20 milhões, haverá o alargamento da pista de 18 para 30 metros, bem como o recapeamento. Ainda, será feita a sinalização horizontal no local e a instalação, em ambas as cabeceiras, de um equipamento chamado Papi, que auxilia os pilotos da hora do pouso.
Após essas melhorias, o aeroporto de Canela estará apto para receber aviões de médio porte, com capacidade para até 72 passageiros, o que pode fazer com que empresas aéreas tenham interesse em operar na cidade.
LEIA TAMBÉM