abc+

CONTAGEM REGRESSIVA

AEROPORTO: Confira como Salgado Filho se prepara para retomada integral das operações

Equipes aceleram obras de recuperação da pista e do atendimento aos passageiros

Eduardo Amaral
Publicado em: 21/11/2024 às 15h:30 Última atualização: 21/11/2024 às 15h:30
Publicidade

A luz por vezes cai e volta minutos depois, da mesma forma, a internet oferecida aos usuários oscila. Mesmo assim, o Aeroporto Internacional Salgado Filho recebe cerca de 120 voos diários desde a sua reabertura no dia 26 de outubro. E em meio a obras e ajustes em andamento, a operação comercial do maior e principal terminal aéreo do Rio Grande do Sul completa um mês e se prepara para a retomada total com os voos internacionais na segunda quinzena de dezembro.

LEIA TAMBÉM: FREE WAY: Antecipada liberação de trecho bloqueado após erosão na BR-290

Após as enchentes de maio, Salgado Filho se prepara para retomada completa das operações | abc+



Após as enchentes de maio, Salgado Filho se prepara para retomada completa das operações

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

Os 1,4 mil metros de pista que precisam ser recuperados para volta integral das operações devem ser entregues no dia 16 de dezembro. O primeiro voo já tem data, três dias após, na madrugada do dia 19. De acordo com a previsão, o voo da empresa Copa Airlines vindo da Cidade do Panamá, aterrisse em Porto Alegre a 0h30. O mesmo avião fará o caminho de volta pouco depois, com decolagem prevista para 1h45.

Desde a reabertura do Salgado Filho, mais de 238 mil passageiros em mais de 1,5 mil voos chegaram ao Estado pelo terminal. Mesmo com funcionamento parcial e ainda em obras, Fraport considera positiva a forma como a operação vem sendo conduzida até aqui.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

“Para nós funcionários é só parte boa na história, porque tínhamos o costume de ver o aeroporto movimentado, depois ver ele alagado e depois ver ele seco mas vazio, então ver o movimento aqui de novo para todo mundo é um momento de alegria”, afirma o diretor de operações do aeroporto, Fabricio Lima.

Funcionamento parcial

Apesar do clima positivo entre os funcionários, Lima reconhece as dificuldades de um terminal funcionando em horário reduzido em comparação com o período pré-enchente. “Tem momentos que a gente fica sem wi-fi, o ar condicionado falha, porque nós ainda não estamos 100%”, reconhece.

Se antes os voos partiam e chegavam por 24 horas, agora a operação é de 14 horas. O período noturno é dedicado especialmente à recuperação dos 1,4 mil metros de pistas que irão permitir as viagens internacionais no terminal.

Embarque internacional do Salgado Filho segue fechado até o dia 19 de dezembro | abc+



Embarque internacional do Salgado Filho segue fechado até o dia 19 de dezembro

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

Lima avalia que os usuários têm tido mais paciência com os problemas. “A gente vê também que o passageiro que era de rotina está diferente, está gostando mais, vindo mais e mais feliz de estar aqui, está consumindo”, afirma o diretor de operações que atua há 19 anos em aeroportos.

Destinos e passageiros

Morador de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, João Francino, 63 anos, desembarcou na última quarta-feira (13) com a esposa, Rita de Cássia. “Não dá nem para ter noção de que isso aqui esteve todo submerso, e agora a gente fica muito feliz em voltar aqui e ser bem recebido pelos gaúchos.”

Esta é a segunda viagem do casal ao Estado, que mais uma vez decidiu viajar até a Serra, fazendo de Porto Alegre um ponto de passagem para o destino final. A viagem foi programada com meses de antecedência.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Uma das preocupações do casal era justamente sobre a capacidade do terminal de receber passageiros. “A gente ficou com medo, daqui a pouco uma coisa não funciona tão bem”, resumiu.

De acordo com Lima, a busca pela Serra gaúcha caracteriza a maior parte dos passageiros que tem utilizado o terminal nos voos domésticos. “A gente vê que [o perfil] ainda segue o mesmo, principalmente o executivo e a busca do turismo da Serra Gaúcha continua sendo o nosso forte” detalha.

Obras em andamento

Com a movimentação se intensificando, as obras e ajustes no terminal avançam em paralelo. É esse o caso da reforma final da pista, que vai liberar a totalidade dos 3,2 mil metros de pista de pousos e decolagens, classificada pela Fraport como a fase 3 de recuperação do Salgado Filho.

“Estamos na última camada de asfalto e depois entrará a sinalização horizontal, o balizamento luminoso, os instrumentos de navegação e, depois, a homologação da pista em sua totalidade operacional de 3,2 mil metros. Após isso, continuaremos com os acabamentos finais e manutenções rotineiras, sem gerar impactos nas chegadas e partidas dos voos”, cita Cássio Gonçalves, diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport Brasil.

“Entrega será um marco muito importante, pois conseguiremos colocar a subestação 69 em modo automático e, em seguida, a KF1 e a KF4 também entram em operação, reestabelecendo a capacidade do aeroporto”, explica Cássio.

Destinos

Com a expectativa de reabertura do Salgado Filho, as empresas já começam a comercializar passagens internacionais. A Copa Airlines reabre a rota entre Porto Alegre e a Cidade do Panamá. Em janeiro, as rotas até Lima, capital do Peru, e Santiago, capital do Chile, serão retomadas.

Já no caso dos voos domésticos, por enquanto as principais rotas são nas cidades das regiões Sudeste e Centro-Oeste, a expectativa é que voos diretos para o Nordeste também voltem a ser oferecidos nos próximos meses. “A gente já tem a cena das companhias de que esses voos voltarão assim que a demanda aparecer”, explica Lima.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade