abc+

PORTO ALEGRE

AEROPORTO: Com ausência de Lula, governo federal confirma participação de ministros na reabertura do Salgado Filho

Solenidade ocorrerá nesta sexta-feira, mas operações serão retomadas na próxima segunda

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 16/10/2024 às 18h:11 Última atualização: 16/10/2024 às 21h:37
Publicidade

Após o anúncio de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participaria na reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, o governo federal anunciou que o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, participarão da solenidade oficial marcada para esta sexta-feira (18).

O ministro Paulo Pimenta acompanhou as discussões e ações para retomada do principal aeroporto do Estado | abc+



O ministro Paulo Pimenta acompanhou as discussões e ações para retomada do principal aeroporto do Estado

Foto: Lucas Leffa/Secom/PR

O evento, que ocorrerá a partir das 10 horas, marca a volta das operações aéreas no principal aeroporto gaúcho após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Além dos ministros, autoridades do setor aéreo e parlamentares do Estado também devem marcar presença.

LEIA TAMBÉM: Retomada de voos será marcada por atrações turísticas no Salgado Filho

O retorno dos voos, contudo, será na próxima segunda-feira (21). Neste primeiro momento, o terminal terá capacidade para 128 voos diários de rotas nacionais, entre as 8 e as 22 horas, e ocorrerá com a pista reduzida, com 1.730 metros.

A previsão, segundo a Fraport, concessionária que administra o complexo, é de que a operação total seja retomada em 16 de dezembro, inclusive com voos internacionais.

VEJA MAIS: Cobrança pelo uso do meio-fio será retomada no Salgado Filho; relembre como funciona

O Salgado Filho fechou no dia 3 maio e permaneceu por semanas com cerca de 75% da pista de pousos e decolagens submersa. No dia 15 de julho, o aeroporto reabriu parcialmente os serviços de embarque e desembarque de passageiros para os voos realizados na Base Aérea de Canoas, que fica a cerca de 10 quilômetros do Salgado Filho.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade