Azul, Gol e Latam já têm um cronograma de operações para pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Fechado desde o dia 3 de maio, no auge das enchentes que assolaram o Estado, o terminal tem previsão de retorno no dia 21 de outubro, quando será finalizada a primeira etapa de reformas na pista que ficou alagada por quase um mês.
LEIA TAMBÉM: Latam já tem data para retomar voos internacionais em Porto Alegre
Com uma retomada em menor escala, o Salgado Filho deve atender inicialmente uma demanda de 50 voos diários segundo a estimativa do governo. A retomada por parte das empresas se dará de forma gradual, sendo que a Azul será a empresa com mais voos ofertados já a partir do dia 21 de outubro, com expectativa de até 60 voos por dia.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Serão voos ligando Porto Alegre aos aeroportos de Campinas (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (Confins-MG), Congonhas e Guarulhos (SP), Galeão (RJ), além de voos internos entre Santa Maria, Santo ngelo, Pelotas e Uruguaiana.
Já Gol e Latam devem iniciar as operações de forma mais tímida em um primeiro momento. A Gol irá operar 20 voos diários a partir do dia 21 de outubro, ligando Porto Alegre a São Paulo, nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, e Rio de Janeiro, com embarques e desembarques no Galeão.
Mas o projeto da empresa é de ampliar em uma semana o atendimento, passando para 34 voos já a partir do dia 27 de outubro. Serão nove voos (idas e voltas) entre Congonhas e Porto Alegre, quatro envolvendo o Galeão, três para Guarulhos e um para Brasília.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Latam inicia a retomada do atendimento em Porto Alegre com 10 voos diários, que farão a conexão entre Porto Alegre e os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Brasília, na Capital do país.
No dia 27 o número de voos diretos da Latam passa a ser entre 15 a 17 diários, acrescentando as cidades de Curitiba e Rio de Janeiro, também no Galeão.
Retomada total
Todas as companhias aéreas preveem a retomada total das operações a partir de 16 de dezembro, data que tanto a concessionária Fraport quanto o governo federal estipularam para a finalização de todas as obras necessárias para que a operação seja realizada de forma integral. Neste sexta-feira (23) a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) anunciou um repasse de quase R$ 426 milhões para a Fraport.
LEIA TAMBÉM