A 18 dias da reabertura parcial do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, a Fraport Brasil destacou que as obras de recuperação da infraestrutura aeroportuária estão seguindo o cronograma. Até esta quinta-feira (3), segundo a empresa, foram concluídos cerca de 85% dos trabalhos previstos para a retomada dos voos domésticos no dia 21 de outubro.
A volta parcial contará com operação em pista reduzida, usando apenas 1.730 metros. Com funcionamento das 8 às 22 horas, o aeroporto funcionará com capacidade para receber até 128 frequências diariamente.
LEIA TAMBÉM: Fraport investirá recurso milionário do governo federal no Aeroporto Internacional de Porto Alegre
As empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de seus voos e já estão com as vendas de bilhetes abertas.
Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Andamento das obras
A etapa de pavimentação da primeira parte da pista deve ser finalizada nos próximos dias. Depois, será feita a implantação da sinalização horizontal nos 1.730 metros da pista que estará em funcionamento já em outubro.
As obras nas taxiways F e D foram concluídas, assim como as intervenções previstas na taxilane e taxiway M4.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Recuperados pela equipe de manutenção, os equipamentos do sistema de iluminação e balizamento de aeronaves estão sendo reinstalados e passarão por testes nos próximos dias. Quanto a subestação de energia que alimenta os auxílios visuais, após ser religada, já está em fase de testes.
Também estão em fase final de recuperação os sistemas de TI, a montagem das escadas rolantes, da esteira de restituição de bagagem e a finalização do sistema de abastecimento de energia elétrica do Terminal de Passageiros.
Voos de aeronave na próxima semana
Para auxiliar nos testes, está programado para a próxima semana voos da aeronave GEIV, da Força Aérea Brasileira (FAB), que para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem.
VEJA MAIS: Fundo do governo federal para socorrer companhias aéreas tem incremento de R$ 1 bilhão
Esta atividade, de acordo com a Fraport, faz parte do processo de homologação da pista de pouso e decolagem para certificar e autorizar a operação.
Retomada total do aeroporto
A terceira e última fase das obras para recuperação total do aeroporto, contudo, está prevista para ser finalizada em 16 de dezembro, com a entrega dos 3.200 metros da pista de pousos e decolagens, recuperação completa dos sistemas de energia e infraestrutura do aeroporto.
LEIA TAMBÉM