A aeronave GEIV, da Força Aérea Brasileira (FAB), está nesta semana no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, onde realizará, até sexta-feira (11), voos para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem. Os testes começaram na segunda-feira (7).
A atividade faz parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista de pouso e decolagem, que foi danificada pela enchente em maio deste ano.
LEIA TAMBÉM: Reabertura do Salgado Filho contará com pocket show de evento mais procurado da Serra
“O GEIV fará a verificação dos Papis (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) das cabeceiras recuadas, 11 e 29, e do Localizer/DME da cabeceira 11. Após essa atividade, os registros dos equipamentos são analisados para que um documento de homologação seja emitido”, informa a Fraport.
Segundo a operadora, o Papi é um equipamento que auxilia o piloto dando orientação visual da inclinação de descida para aproximações sem precisão. Já o Localizer é um sistema de orientação horizontal no sistema de pouso por instrumentos. Em Porto Alegre, ele fica junto ao aparelho DME, que provê informações de distância.
Reabertura do aeroporto
A volta parcial do Salgado Filho está marcada para o dia 21 de outubro. A partir da data, o aeroporto contará com operação em pista reduzida, usando apenas 1.730 metros. Com funcionamento das 8 às 22 horas, o aeroporto funcionará com capacidade para receber até 128 frequências diariamente.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
As empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de seus voos e já estão com as vendas de bilhetes abertas. Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
A terceira e última fase das obras para recuperação total do aeroporto, contudo, está prevista para ser finalizada em 16 de dezembro, com a entrega dos 3.200 metros da pista de pousos e decolagens, recuperação completa dos sistemas de energia e infraestrutura do aeroporto.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags