Após informações de que estariam ocorrendo impedimentos por parte do governo federal à entrega do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se pronunciou, afirmando que o espaço segue recebendo obras necessárias para a retomada prevista para o dia 21 de outubro.
“Reiterando seu compromisso público com a veracidade das informações, a Anac refuta a informação divulgada erroneamente de que o aeroporto Salgado Filho estaria apto para a reabertura e retorno à operação”, diz parte da nota divulgada pelo órgão.
LEIA TAMBÉM: BR-116: Veja o que falta ser feito para a liberação das novas pontes sobre o Rio dos Sinos
Nesta segunda-feira (2), o governo federal disse que as obras de reabilitação do aeroporto avançam conforme o planejamento e cronograma apresentado.
“Segundo informações da concessionária do Aeroporto Salgado Filho, a Fraport Brasil, já foi finalizada a fresagem e repavimentação da taxilane (via que faz a conexão entre o pátio de aeronaves e as taxiways) do Pátio 1 e da taxiway M4 (taxiway é o caminho que liga a pista com outras áreas do aeroporto), assim como a fresagem de 1.200m (de aproximadamente 2.300m que serão recuperados) da pista de pouso e decolagem e da taxiway F”, ressalta a Secretaria de Comunicação Social do País.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Conforme a pasta, “após o fim do trabalho de fresagem, será aplicada a pintura de ligação, elemento que promove a aderência entre a placa e as camadas de asfalto que virão na sequência para que se atinja a cota original de altura da pista”.
Ainda, o governo detalhe que, paralelo a esses trabalhos, está sendo construída uma usina de asfalto dentro do aeródromo, o que deve dar mais agilidade ao processo de recuperação.
VEJA MAIS: Pouso ou decolagem? Saiba qual deve ser o primeiro voo no Salgado Filho
Recentemente, a Fraport também negou que haja impedimentos por parte do governo para o retorno completo do aeroporto. “Não há qualquer entrave dos órgãos públicos quanto ao andamento da recuperação do aeroporto, que segue, com celeridade, o cronograma de obras estabelecido. A abertura completa do aeroporto está prevista para ocorrer em dezembro, incluindo a retomada de voos internacionais a partir do dia 16/12, conforme programação das companhias aéreas”.
A nota reforçou que as obras de recuperação do Salgado Filho seguem em andamento “conforme cronograma já divulgado”. No momento, está em andamento a Fase 2, com previsão de término para outubro”, disse.
“São mais de 700 trabalhadores em diferentes turnos de trabalho e mais de 150 máquinas e caminhões atuando nessa etapa da obra. O trabalho em conjunto entre Fraport Brasil e Governo Federal possibilitará a abertura parcial do aeroporto para voos a partir de 21 de outubro, conforme informações já divulgadas anteriormente pela concessionária.”
Leia a nota da Anac na íntegra:
“Ao contrário do que informou a Revista Oeste na notícia “O governo Lula está boicotando o Aeroporto de Porto Alegre”, de 23 de agosto, não são verdadeiras as informações divulgadas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esclarece que as obras necessárias para a reconstrução do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), estão em andamento e seguem o cronograma apresentado pelo Governo Federal, que prevê a retomada das operações no dia 21 de outubro.
Atualmente, o trabalho está na fase 2 do planejamento, com máquinas, caminhões e trabalhadores executando atividades em diferentes pontos do sítio aeroportuário. Já foi finalizada a fresagem e repavimentação da taxilane (via que faz a conexão entre o pátio de aeronaves e as taxiways) do Pátio 1 e da Taxiway M4 (taxiway é o caminho que liga a pista com outras áreas do aeroporto), assim como a fresagem de 1.200m (de aproximadamente 2.300m que serão recuperados) da pista de pouso e decolagem e da Taxiway F. Esta semana está sendo realizada a fresagem da Taxiway D. Após o fim do trabalho de fresagem, será aplicada a pintura de ligação, elemento que promove a aderência entre a placa e as camadas de asfalto que virão na sequência para que se atinja a cota original de altura da pista.
Portanto, reiterando seu compromisso público com a veracidade das informações, a Anac refuta a informação divulgada erroneamente de que o aeroporto Salgado Filho estaria apto para a reabertura e retorno à operação.”
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags