Uma adolescente de 14 anos foi internada provisoriamente na manhã desta quarta-feira (12) por propagar mensagens de ameaça a escolas de Montenegro, no Vale do Caí. Segundo o delegado André Lorbiecki Roese, na casa da jovem, foram encontrados celulares e materiais como facas, soqueiras e material de airsoft (fotos abaixo).
VEJA TAMBÉM: Canais de denúncia são divulgados após supostas ameaças de ataques a escolas no RS
Ainda conforme o delegado, a adolescente teria enviado mensagens em grupos de WhatsApp com ameaças a pelo menos três instituições de ensino da cidade. Testemunhas ouvidas hoje relataram que teriam apenas compartilhado as informações “alegando que não sabiam que geraria toda essa repercussão”.
A jovem foi encaminhada à Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Case) de Novo Hamburgo. A ação contou com o apoio da Polícia Civil, do Ministério Público, do Judiciário, da Brigada Militar e do Conselho Tutelar.
Roese informa que estão sendo tomadas ações de “tolerância zero” pelos órgãos envolvidos na ação desta quarta, com o objetivo de conter o estímulo ao pânico na cidade e inibir a disseminação de informações falsas. “Mais internações podem ocorrer para combater esse contágio de desinformação”, disse o delegado.
Os envolvidos podem responder por incitação ao crime (CP, art. 286), atentado contra a segurança e o funcionamento de serviço de utilidade pública (CP, art. 265, caput), ameaça (CP, art. 147), comunicação falsa de crime (CP, art. 340) e provocação de alarma (LCP, art. 41).
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags