abc+

INFRAESTRUTURA

Acesso à ponte é liberado após quase dois anos no bairro Canudos em Novo Hamburgo

Desde julho de 2022 não havia passagem na Rua Campo Bom

Susete Mello
Publicado em: 16/07/2024 às 08h:58 Última atualização: 16/07/2024 às 09h:00
Publicidade

A ponte da Rua Campo Bom, do bairro Canudos, já está liberada, desde o dia 15 deste mês, para passagem de veículos e pedestres, porém ela ficará 100% pronta até o final deste mês.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, Serviços, Urbanos e Viários (Semopsu) de Novo Hamburgo, após o asfaltamento e a liberação do trecho para o trânsito de veículos e pedestres, restam detalhes a serem realizados para a conclusão da obra.

CONFIRA: Mais equipamentos gigantes para o aeroporto chegam a Novo Hamburgo nesta terça-feira; veja o trajeto

Nova ponte foi liberada para tráfego na metade de junho | abc+



Nova ponte foi liberada para tráfego na metade de junho

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Toda a sinalização de trânsito no local também já foi implementada, inclusive com a colocação de um novo redutor de velocidade no trecho. “Até o final do mês, e se as condições climáticas permitirem, será realizada a concretagem do restante dos passeios públicos”, informa a prefeitura por nota.

Em relação à drenagem da água pluvial no trecho, foram construídas cinco caixas de captação na Rua Campo Bom, duas na Rua Jamaica e uma na projeção da Avenida Alcântara. As bocas de lobo já receberam as tampas e na sequência o entorno receberá os acabamentos.

LEIA TAMBÉM: BR-116: Veja a alternativa para desviar de bloqueio no trecho de Esteio

Moradora do bairro, a recepcionista Camila Juciara Flores, 35 anos, conta que utiliza regularmente a ponte e acompanhou a obra com atenção.

Ela conta que a travessia do Arroio Pampa já foi de madeira, lembra também que a rua já ficou debaixo d’água e que a obra passou por longos períodos de paralisação. “Acho que demorou anos para ficar pronta. Fizeram uma parte, pararam, depois vieram e fizeram outra e assim foi indo.”

Camila ainda está se acostumando com o novo visual. A ponte tem uma elevação. “Acho que é para evitar alagamento, porque quando chovia muito, a água passava por cima da ponte e levantava tudo”, declara.

Ponte anterior, de madeira, tinha risco de queda

A ponte anterior, de madeira, havia sido interditada em 19 de julho de 2022 e por conta do risco de queda, foi removida no final daquele ano. Desde então, a passagem de veículos neste ponto da via deixou de existir, permitindo apenas a movimentação de pedestres que utilizam um pontilhão de madeira para cruzar o arroio.

A nova ponte tem 140 metros quadrados, 10 metros de largura e comprimento de 14 metros, em estrutura pré-moldada de concreto armado e novo asfalto. Além da ponte, segundo a prefeitura, foram instaladas redes de drenagem de 400 milímetros em tubos de concreto para captação de água pluvial. O valor da obra é de aproximadamente 950 mil reais.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade