CANOAS E REGIÃO
Ação solidária fornece avaliação oftalmológica às pessoas que perderam óculos nas enchentes
Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas lança atendimento emergencial para desabrigados
Última atualização: 15/05/2024 15:29
A tragédia que assola Canoas e centenas de municípios do Rio Grande do Sul possui diversas camadas e estágios. Passada a fase dos resgates, o dia a dia nos abrigos revela outras adversidades enfrentadas pelos atingidos das enchentes. No desespero para salvar a vida, muitas pessoas perderam os óculos ou não tiveram tempo hábil de levar consigo os receituários médicos para confecção de lentes. Para auxiliar essa parcela da população, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas iniciou uma ação solidária para fornecer avaliação oftalmológica.
Em Canoas, a ação contempla pessoas em abrigos espalhados por toda a cidade. Os coordenadores de cada local de acolhimento estão responsáveis pelo mapeamento, cadastramento e encaminhamentos para a unidade São Pietro, localizada no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG).
“A partir das listas recebidas, organizamos o dia e o horário da avaliação. As informações são repassadas para os coordenadores dos abrigos, eles ficam encarregados de comunicar os desabrigados e desalojados. Reforçamos que não são consultas. Estamos disponibilizando avaliações para fornecer receitas médicas para pessoas que já usavam óculos e perderam eles e os receituários”, explica o sócio-fundador do Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas, Luciano Zuffo.
Com a receita em mãos, os pacientes são direcionados para empresas parceiras para a confecção das lentes e armação. "Tudo é feito gratuitamente. O objetivo é trazer um pouco de alento para quem perdeu tudo. A visão tem o poder de conexão. Ajudar a proporcionar dignidade em um momento tão difícil é o que estamos priorizando."
Para ser encaminhado para avaliação, as pessoas em abrigos devem procurar os coordenadores dos locais. A ação também abrange abrigos da capital gaúcha e outras cidades da região metropolitana. As unidades incluídas na ação são o Hospital Banco de Olhos e as Clínicas São Pietro que estão situadas em Porto Alegre, Canoas e Portão.
Para enviar os pedidos, os coordenadores dos abrigos devem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 98411.3084.