abc+

SALVANDO VIDAS

Ação para atrair novos doadores de sangue levou ônibus do Hemocentro para Sapiranga; confira

Objetivo era atrair novos doadores e repor o estoque de do Hemocentro do RS

Joceline Silveira
Publicado em: 29/06/2024 às 16h:16
Publicidade

A Caravana Salvando Vidas, em parceria com o Hospital Sapiranga, promoveu neste sábado (29) uma ação visando atrair novos doadores de sangue na região e repor o estoque do Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs).

Sapiranga recebeu neste sábado (29) o ônibus do Hemocentro, para a coleta de sangue no Parque do Imigrante. | abc+



Sapiranga recebeu neste sábado (29) o ônibus do Hemocentro, para a coleta de sangue no Parque do Imigrante.

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Na ação de hoje, 80 bolsas de sangue foram arrecadadas pela unidade móvel do Hemorgs, que ficou estacionada no Parque do Imigrante de 8 até as 11 horas. Cada bolsa de sangue coletada em uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.

Com os bloqueios das estradas e a diminuição no número de doadores no mês de maio, principalmente das pessoas de fora da região Metropolitana, o estoque de sangue está preocupante, principalmente o tipo O negativo.

Renovação do estoque

A fundadora da Caravana Salvando Vidas, Estela Schäffer, destaca sobre a importância de manter um estoque regular na unidade, já que o banco atende às necessidades dos hospitais públicos de todo o estado. “Com a manutenção do nosso estoque, conseguimos auxiliar as unidades a salvar muitas vidas”, pontua Estela, que há sete anos coordena o trabalho do grupo de voluntários sapiranguenses que mensalmente vai até o Hemocentro de Porto Alegre fazer a doação.

Uma das doadoras, Regina Oliveira dos Santos, de 32 anos, fez sua terceira doação. “Sempre tive muita vontade de doar, só que eu nunca tinha chegado aos 50 quilos. Quando eu cheguei, fiquei muito feliz porque uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas e é tão simples”, afirmou.

A auxiliar de escritório Franciele Tatiane da Rosa, de 32 anos, é doadora há mais de dois anos. Para ela, a doação sanguínea é um ato de amor ao próximo e garante benefícios ao próprio doador. “Sei o quanto a doação de sangue salva vidas e ações como esta (da unidade móvel do Hemorgs) desmitificam os tabus com a doação de sangue. É bem tranquilo, não tem dor e faz bem também para quem doa”, disse.

Quer doar sangue? Então anote as dicas abaixo:

• Leve um documento original com foto;
• Esteja bem alimentado. Evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
• Esteja bem hidratado, beba bastante água;
• Tenha uma boa noite de sono, com, no mínimo, quatro horas de sono ininterruptas nas últimas 24h;
• Não consuma bebida alcoólica nas 12h antes da doação. Isso causa desidratação no organismo;
• Tem que ter um peso acima de 50kg;

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um intervalo de três meses. 



Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade