O sábado (24) pela manhã é marcado por doação de sangue em Estância Velha. O ônibus do Hemocentro, desde às 8h30, está na Praça 1º de Maio, recebendo moradores aptos a realizar a doação. Ao todo serão 80 coletas até o meio-dia. O interesse pela coleta é expressivo. Antes das 9h30, 56 pessoas já haviam passado pela triagem da coleta.
Até quem faz aniversário neste sábado não deixou de ir doar. É o caso da moradora do bairro Encosta do Sol, a recepcionista, Eliana Marilena Nied, que completa 49 anos neste sábado (24). “Eu sempre tive o sonho de doar. Era uma das coisas que eu sempre queria ter feito”, declarou, enquanto a coleta era realizada pela técnica de enfermagem Gisele Domingues. E o presente não poderia ser melhor. Além dela doar, sua filha Mariana Molter, 20 anos, também decidiu pela doação e acompanhou a mãe nesta manhã de sábado.
O ônibus do Hemocentro está na cidade estanciense pela primeira vez este ano, mas em 2023 foram duas vezes. Porém, explica a coordenadora de Atenção Básica do município, Patrícia Flores Rocha, moradores da cidade também são levados em grupo para doação no Hemocentro. A próxima ida será no dia 27 de agosto, do posto Lago Azul, a partir das 7 horas. Diferente das outras vezes, a coleta não será em Porto Alegre, mas no Hemocentro de Parobé. Quem quiser doar, lembra, deve ir até o posto. “É importante que as pessoas doem para termos disponíveis bolsas de sangue para nosso hospital quando necessário”, frisa.
O enfermeiro Edson Couto informa que os doadores devem ser maiores de 16 anos ( menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou pelo responsável legal), ter mais de 50 quilos e em boas condições de saúde. Antes de doar, as pessoas passam pela triagem com coleta de informações de nome e endereço e das condições de saúde. Após a coleta, os doadores recebem um lanche.