abc+

DOE VIDA

Ação do Hemocentro recebe doação de sangue em Estância Velha neste sábado; saiba como participar

Mobilização segue até meio-dia na Praça 1º de Maio, no Centro

Susete Mello
Publicado em: 24/08/2024 às 10h:25 Última atualização: 24/08/2024 às 10h:26
Publicidade

O sábado (24) pela manhã é marcado por doação de sangue em Estância Velha. O ônibus do Hemocentro, desde às 8h30, está na Praça 1º de Maio, recebendo moradores aptos a realizar a doação. Ao todo serão 80 coletas até o meio-dia. O interesse pela coleta é expressivo. Antes das 9h30, 56 pessoas já haviam passado pela triagem da coleta.

Ônibus do Hemocentro, desde às 8h30, está na Praça 1º de Maio, recebendo moradores aptos a realizar a doação. Ao todo serão 80 coletas até o meio-dia.  | abc+



Ônibus do Hemocentro, desde às 8h30, está na Praça 1º de Maio, recebendo moradores aptos a realizar a doação. Ao todo serão 80 coletas até o meio-dia.

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Até quem faz aniversário neste sábado não deixou de ir doar. É o caso da moradora do bairro Encosta do Sol, a recepcionista, Eliana Marilena Nied, que completa 49 anos neste sábado (24). “Eu sempre tive o sonho de doar. Era uma das coisas que eu sempre queria ter feito”, declarou, enquanto a coleta era realizada pela técnica de enfermagem Gisele Domingues. E o presente não poderia ser melhor. Além dela doar, sua filha Mariana Molter, 20 anos, também decidiu pela doação e acompanhou a mãe nesta manhã de sábado.

A recepcionista, Eliana Marilena Nied, e a filha Mariana Molter, 20 anos, doaram sangue em Estância Velha  | abc+



A recepcionista, Eliana Marilena Nied, e a filha Mariana Molter, 20 anos, doaram sangue em Estância Velha

Foto: Susi Mello/GES-Especial

O ônibus do Hemocentro está na cidade estanciense pela primeira vez este ano, mas em 2023 foram duas vezes. Porém, explica a coordenadora de Atenção Básica do município, Patrícia Flores Rocha, moradores da cidade também são levados em grupo para doação no Hemocentro. A próxima ida será no dia 27 de agosto, do posto Lago Azul, a partir das 7 horas. Diferente das outras vezes, a coleta não será em Porto Alegre, mas no Hemocentro de Parobé. Quem quiser doar, lembra, deve ir até o posto. “É importante que as pessoas doem para termos disponíveis bolsas de sangue para nosso hospital quando necessário”, frisa.

 ônibus do Hemocentro, desde às 8h30, está na Praça 1º de Maio, recebendo moradores aptos a realizar a doação. Ao todo serão 80 coletas até o meio-dia.  | abc+



ônibus do Hemocentro, desde às 8h30, está na Praça 1º de Maio, recebendo moradores aptos a realizar a doação. Ao todo serão 80 coletas até o meio-dia.

Foto: Susi Mello/GES-Especial

O enfermeiro Edson Couto informa que os doadores devem ser maiores de 16 anos ( menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou pelo responsável legal), ter mais de 50 quilos e em boas condições de saúde. Antes de doar, as pessoas passam pela triagem com coleta de informações de nome e endereço e das condições de saúde. Após a coleta, os doadores recebem um lanche.



Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade