GAÚCHOS NO EXTERIOR
Acampamento farroupilha que tem aurora boreal reuniu mais de 100 gaúchos e já tem nova data confirmada
Acampamento Farroupilha Mais ao Norte do Mundo reuniu moradores da Noruega, Alemanha, Dinamarca, Itália, Inglaterra e Irlanda neste fim de semana
Última atualização: 16/09/2024 14:17
A Semana Farroupilha começou mais cedo do outro lado do mundo. Neste sábado (14), 130 gaúchos se reuniram para celebrar as tradições rio-grandenses no Acampamento Farroupilha Mais ao Norte do Mundo, em Oslo, capital da Noruega.
O país do Ártico é conhecido pela frequência com que registra aurora boreal, fenômeno que colore o céu de verde à noite. E assim como os Vikings de Bombacha, grupo que organiza o evento, já havia anunciado nas redes sociais, o fenômeno marcou presença durante o acampamento.
"A gurizada foi surpreendida por um céu colorido pelas luzes do norte. A aurora boreal é bem difícil de ser vista na capital norueguesa, ainda mais nesta época, mas como definiram os gaúchos que presenciaram a sua chegada, tratou-se de um presente de Deus", destaca o lídeo do grupo, Herbert Meregali, que nasceu em Santo Antônio da Patrulha e mora em Oslo.
O acampamento farroupilha ocorre a mais de 11 mil quilômetros de Porto Alegre. Das 10 horas da manhã até a madrugada deste domingo (15), os participantes viveram um dia tipicamente gaúcho. "Com muita carne assada, trago, fandango e diversas atividades de resgate e cultivo das tradições do nosso Estado". Este ano, conforme Meregali, não participaram somentegaúchos que vivem na Noruega, mas também moradores de outros países da Europa, como Alemanha, Dinamarca, Itália, Inglaterra e Irlanda.
"O evento, agora, já se tornou uma referência para toda a gauchada que vive na Europa, com pedidos de participação do mundo todo, atendidos na medida do possível pela Comissão Organizadora, formada ainda pelo mesmo grupo de amigos que pôs em prática a ideia de juntar os conterrâneos", explica o organizador. A sexta edição do evento já tem data marcada: 20 de Setembro, um sábado.
LEIA TAMBÉM: Sem chuva há 5 meses: Casal que se mudou da região conta como enfrenta a fumaça das queimadas em Goiás
Campeonato de laçar rena
Além das comidas típicas do Rio Grande do Sul, a festa tem ainda o Campeonato Mundial de Rena Parada, que é uma adaptação da competição Vaca Parada, mas com uma rena, que é um animal típico do Ártico, de madeira para ser laçada. "A gente também incentivou o pessoal a aprender um pouquinho da cultura do laço, e várias outras atividades que a gente desenvolve durante todo o dia, tentando reproduzir muito da nossa essência, da nossa infância, dos nossos costumes e da tradição gaúcha."
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Como surgiu o Vikings de Bombacha?
O nome Vikings de Bombacha surgiu a partir de um vídeo feito pelo músico gaúcho Jadir Filho. "Nos presenteou com um verso que dizia mais ou menos assim: 'Na Noruega essa semana vai ser bem Flor de Buenacha e do resto, eu não me lembro, mas no 20 de setembro vai ter Viking de Bombacha'. E aí o nome pegou, todo mundo adorou", lembra Meregali.