O lançamento da Operação Verão Total, inicialmente previsto para este sábado (14), foi adiado para o próximo, dia 21, devido à previsão de condições climáticas severas. A operação é uma iniciativa conjunta de diversas secretarias e órgãos públicos, envolvendo forças de segurança do Estado e equipes de saúde, meio ambiente e comunicação para atuar durante o período de veraneio.
A cerimônia de abertura será às 10 horas, no Calçadão Kanitã, junto à Guarita 184, na Praia de Cidreira.
PREVISÃO DO TEMPO: Ventos de até 120 km/h podem atingir o RS com formação do ciclone atípico Biguá nas próximas horas
Com cinco eixos principais (Mobilidade, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Bem-Estar Social e Comunicação), a abertura contará com tendas de atendimento e serviços relacionados à segurança dos banhistas, educação no trânsito, saúde, turismo e conscientização ambiental. “Esta é uma iniciativa que tem como principal objetivo integrar e fortalecer a presença do Estado nos municípios litorâneos, que recebem milhares de turistas durante a alta temporada”, destaca o vice-governador Gabriel Souza, coordenador da Operação Verão Total.
Na última temporada, a Operação Verão Total envolveu mais de 5 mil agentes de segurança, resultou em 879 salvamentos, 382.336 ações preventivas e 31.537 ocorrências atendidas pela Polícia Civil. “Desde a ampliação da presença de guarda-vidas e do efetivo de segurança até a oferta de serviços de saúde e bem-estar, a expectativa é que, com um trabalho colaborativo, o verão de 2024 seja seguro e inesquecível para todos que escolherem as praias do Rio Grande do Sul como destino”, reforça Souza.
LEIA TAMBÉM