ESPORTE
"A braba de Canoas" e os próximos desafios e metas no skate
Maria Lúcia, de 13 anos, foi convocada para a seleção brasileira
Última atualização: 26/03/2024 18:14
A skatista Maria Lúcia Rocha de Campos, de 13 anos, conhecida como a "A braba de Canoas", é a mais nova integrante da Seleção Brasileira de Skate. Na última semana, a canoense recebeu o convite. Em abril, a canoense ficou em terceiro lugar na segunda edição do campeonato criado pela Pâmela Rosa, Pam-AM.
Maria Lúcia é a atual bicampeã gaúcha no Skate Street Amador. "Quando recebi a notícia foi uma alegria. Era o meu objetivo, mas já estou focada na próxima meta que é realizar mais um sonho, o de disputar os Jogos Olímpicos", revela a adolescente.
O pai e treinador da skatista, Nilson Jesus de Campos, de 33 anos, explica a importância de representar o País. "Tudo muda. Os patrocinadores costumam esperar o atleta ter um certo destaque para investir nele. E o status de ser uma atleta de seleção faz com que o investimento aconteça. Embora os desafios e dificuldades continuem existindo, as chances de oportunidade se ampliam", enfatiza Nilson.
"A braba de Canoas" diz estar ansiosa para fazer o primeiro treinamento em conjunto com as demais companheiras de seleção. "Ainda não tem uma data, vai depender do calendário de competições. Enquanto isso, sigo minha rotina de treinamentos de forma individual", comenta.
Para conciliar os estudos e a rotina de treinos, a jovem diz que mantém o equilíbrio no skate e fora dele. "Pela manhã treino a parte técnica, pela tarde estudo na [EMEF] Rio Grande do Sul. De noite treino o físico, a musculação também é importante", salienta.
Maria Lúcia se prepara para o próximo desafio, o Red Bull Conquest. "Viajo quinta-feira para o Rio de Janeiro", diz.
Próxima competição
O evento Red Bull Conquest ocorre nos dias 27 e 28 de maio, a competição vai reunir skatistas de diversos países, entre eles Holanda, Argentina e Chile. "É uma competição individual, ou seja, não estarei com a equipe da seleção. Estou muito feliz em poder participar. Espero retornar com medalha no pescoço e a taça na mão", enfatiza Maria Lúcia.
A canoense vai disputar com skatistas de diferentes países e idades. "Não há distinção de faixa etária, a competição é feita entre todas. No primeiro desafio, vou participar da eliminatória e disputar por uma das duas vagas para a semifinal."
Melhorias na iluminação da pista do Eduardo Gomes
Maria Lúcia treina em casa e nas pistas de skate públicas de Canoas. "Um dos locais que mais utilizo é a pista do parque Eduardo Gomes. A iluminação nos últimos tempos esteve prejudicada. Várias lâmpadas não estavam funcionando. Não é possível treinar na escuridão e nem lugares mal iluminados, o risco de se machucar é maior", desabafa o pai e treinador da jovem.
Segundo Nilson, o problema ocorre desde o ano passado. "Por um período ficou tudo escuro, depois ele arrumaram parcialmente, ou seja, tinha iluminação, mas não era 100%", diz.
Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, as lâmpadas foram trocadas em toda a extensão do parque, incluindo a pista de laço, o estacionamento e a pista de skate. Ainda segundo a pasta, os serviços começaram no dia 24 de abril e foram concluídos. Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos diz que o problema de iluminação no local foi sanado e a manutenção normalizada.