Assim como em 2023, São Sebastião do Caí foi duramente atingida pelas enchentes. Muitas famílias, incluindo centenas de crianças, perderam o que tinham e mais uma vez tiveram que recomeçar. Como forma de amenizar, o Primeira Infância Melhor (PIM), vinculado à secretaria de Saúde e Assistência Social, promove pelo terceiro ano consecutivo o Sonho do Papai Noel. O objetivo é reviver uma antiga lenda natalina e, com ela, proporcionar alegria a centenas de crianças com presentes novos.
Coordenadora do PIM, Sandra Vargas explica que a ação se inspira na antiga lenda do Bom Velhinho: “A história nos conta que o Papai Noel sonhou que todas as crianças tinham o que comer, vestir e brincar, todos se davam bem. Mas quando acordou, ele viu que nem todas as crianças tinham isso. Então, ele decidiu que, uma vez por ano, visitaria as famílias para levar esses presentes. Essa é a base da nossa campanha, e a cada edição buscamos mais apoio da comunidade”, conta.
O Sonho do Papai Noel, que acontece nesta semana, de 17 a 19 de dezembro, em três locais distintos, vai proporcionar presentes novos a cerca de 800 crianças, entre elas as cadastradas no PIM e seus irmãos. As festas ocorrerão terça-feira (17), no Salão Paroquial do Loteamento Popular, quarta (18) na Escola Municipal General David Canabarro, na vila São Martim, e quinta (19) no Salão Paroquial do Centro.
Além dos presentes, que incluem roupas, calçados e material escolar, o evento também tem uma campanha de arrecadação de brinquedos novos e semi-usados, que são restaurados para garantir que cada criança tenha a oportunidade de receber algo “novinho em folha”. A parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também contribui com a distribuição das cartinhas de Natal nos comércios locais, incentivando a adoção de pedidos feitos pelas crianças.
Vargas destaca que, ao longo do ano, o PIM distribui roupas e brinquedos usados, mas o Sonho do Papai Noel proporciona uma experiência especial: “Queremos que, pelo menos uma vez, as crianças recebam algo novo, com a etiqueta, com o cheirinho de novidade. É um momento importante, tanto para as crianças quanto para o comércio local, que vai se beneficiar com a compra dos presentes”, conclui.
LEIA TAMBÉM