SEGURANÇA NAS ESCOLAS

20 DE ABRIL: Eduardo Leite promete reforço do policiamento nas ruas

Mais de 1,7 mil policiais estarão voltados ao patrulhamento escolar nos próximos dias; rotina nas escolas não deve ser alterada

Publicado em: 19/04/2023 19:11
Última atualização: 26/03/2024 22:17

"Vamos juntos fazer tudo para garantir a segurança de nossas crianças e de nossos jovens", declarou, nesta quarta-feira (19), o governador Eduardo Leite. Na abertura da live "Paz e Segurança nas Escolas", Leite destacou que todos os protocolos de segurança foram intensificados e que as equipes estão mobilizadas. 

O governador garantiu que todos vão perceber a presença da polícia nas ruas ao longo dos próximos dias. 


Eduardo Leite promete reforço do policiamento ao redor das escolas Foto: Reprodução

Haverá reforço no policiamento de rotina, com mais de 1,7 mil policiais fazendo patrulhas no ambiente escolar. "Não vamos relaxar nem negligenciar o que a sociedade espera de nós", frisou, salientando que esse momento exige cuidado coletivo.

A manifestação do governo do Estado ocorre na véspera do 20 de abril, data marcada pelo massacre de Columbine, nos Estados Unidos, e pelo aniversário de Hitler.

O subcomandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Douglas da Rosa Soares, ponderou, contudo, que este é o momento de trazer calma à comunidade. Na manhã desta quarta-feira, citou, a BM tinha 2.095 agentes trabalhando nas ruas, todos voltados ao patrulhamento escolar. "Temos feito nos últimos dias, duas mil visitas a escolas, para aproximar o contato com a comunidade."

Soares frisou que o botão de pânico do gaúcho é o 190. "Ele funciona sem crédito no telefone. Não abdique do 190, que serve para pedir socorro". Além desse, o outro contato é o 181, do Disque-Denúncia. "Tudo que passa por fake news é importante que chegue pelo 181, que chegará ao gabinete de segurança criado para esse momento", acrescenta.

Orientações

A secretária de Educação, Raquel Teixeira, destacou que as escolas não devem alterar a rotina nas escolas. "Funcionários, alunos e professores devem ir normalmente", frisou, acrescentando que as instituições serão espaços seguros.

Raquel ainda destacou que é preciso atenção às mensagens compartilhadas nas redes sociais e que qualquer fake news deve ser comunicada ao governo. "A Seduc, a Secretaria de Segurança e Ministério Público estão atuando no reforço da segurança escolar, com intensificação dos protocolos de segurança", reforçou.

Assista à live do governo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas