“Vamos juntos fazer tudo para garantir a segurança de nossas crianças e de nossos jovens”, declarou, nesta quarta-feira (19), o governador Eduardo Leite. Na abertura da live “Paz e Segurança nas Escolas”, Leite destacou que todos os protocolos de segurança foram intensificados e que as equipes estão mobilizadas.
O governador garantiu que todos vão perceber a presença da polícia nas ruas ao longo dos próximos dias.
Haverá reforço no policiamento de rotina, com mais de 1,7 mil policiais fazendo patrulhas no ambiente escolar. “Não vamos relaxar nem negligenciar o que a sociedade espera de nós”, frisou, salientando que esse momento exige cuidado coletivo.
A manifestação do governo do Estado ocorre na véspera do 20 de abril, data marcada pelo massacre de Columbine, nos Estados Unidos, e pelo aniversário de Hitler.
O subcomandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Douglas da Rosa Soares, ponderou, contudo, que este é o momento de trazer calma à comunidade. Na manhã desta quarta-feira, citou, a BM tinha 2.095 agentes trabalhando nas ruas, todos voltados ao patrulhamento escolar. “Temos feito nos últimos dias, duas mil visitas a escolas, para aproximar o contato com a comunidade.”
Soares frisou que o botão de pânico do gaúcho é o 190. “Ele funciona sem crédito no telefone. Não abdique do 190, que serve para pedir socorro”. Além desse, o outro contato é o 181, do Disque-Denúncia. “Tudo que passa por fake news é importante que chegue pelo 181, que chegará ao gabinete de segurança criado para esse momento”, acrescenta.
Orientações
A secretária de Educação, Raquel Teixeira, destacou que as escolas não devem alterar a rotina nas escolas. “Funcionários, alunos e professores devem ir normalmente”, frisou, acrescentando que as instituições serão espaços seguros.
Raquel ainda destacou que é preciso atenção às mensagens compartilhadas nas redes sociais e que qualquer fake news deve ser comunicada ao governo. “A Seduc, a Secretaria de Segurança e Ministério Público estão atuando no reforço da segurança escolar, com intensificação dos protocolos de segurança”, reforçou.
Assista à live do governo
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags