abc+

SÃO LEOPOLDO

18ª edição da Romaria do Padre Reus será realizada neste domingo com qualquer tempo

Caminhada tem concentração a partir das 9h, na Praça Tiradentes, e saída às 9h30 com direção ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus; na chegada ao local, haverá missa com o bispo Dom João Francisco

Priscila Carvalho
Publicado em: 13/07/2024 às 15h:56 Última atualização: 13/07/2024 às 15h:57
Publicidade

Será realizada, neste domingo (14), a 18ª edição da Romaria do Padre Reus, tradicional procissão que homenageia o religioso jesuíta que viveu e atuou na região e é considerado santidade por muitos devotos. A iniciativa, que reúne milhares de fiéis todos os anos, é organizada pelo Santuário do Sagrado Coração de Jesus, local onde está situado o túmulo de Padre Reus, em São Leopoldo. A organização confirmou que o evento ocorre com qualquer tempo.

A concentração é a partir das 9 horas, na Praça Tiradentes, em frente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), no Centro de São Leopoldo. A procissão até o Santuário do Sagrado Coração de Jesus começa às 9h30.

VEJA TAMBÉM: Devotos celebram os 156 anos de nascimento do Padre Reus

Durante a procissão, imagem de Padre Reus é levada em carro aberto



Durante a procissão, imagem de Padre Reus é levada em carro aberto

Foto: Paulo Pires/GES-ARQUIVO

A caminhada deste ano tem como tema “Com Pe. Reus, Rumo ao Lugar de Encontro com a Esperança”, que acabou ganhando ainda mais importância após as enchentes de maio deste ano, e, além disso, traz a inspiração na força dos imigrantes alemães que chegaram ao município há 200 anos. Reitor do santuário, padre Raimundo Resende explica que as temáticas visam lembrar os momentos difíceis que vivemos, motivando para a esperança da reconstrução e destacando esses primeiros imigrantes – no dia 25 deste mês, celebramos o bicentenário de Colonização Alemã na cidade.

Animar para reconstruir

“Para muitos, encontrar o consolo na religião e nos lugares próprios para viver a fé, como Igrejas e Santuários, foi e ainda é um momento marcante que ajuda a renovar as forças. Neste mundo em que todos nós somos estrangeiros, pois somente a eternidade é o nosso lugar definitivo como origem e destino, o Santuário do Pe. Reus se coloca de portas abertas para abraçar e acolher os seus peregrinos, fazendo suas peregrinações, cada um ao seu modo, sendo um lugar especial de encontro pessoal com Deus”, refletiu padre Resende.

“Na romaria, a gente vai lembrar todos esses fatos. Vão ter 3 momentos de reflexão, pegando a força deles, a disposição deste povo, pra nos animar a reconstruir a nossa cidade, reconstruir a nossa história, motivado pela força deles, desses primeiros imigrantes”, reforçou.

O mesmo tem acontecido durante a novena a Padre Reus, que vem acontecendo desde o dia 5, cada dia em uma paróquia diferente do município, e se encerra neste sábado (13), com celebração no santuário, às 19h – na oportunidade, será realizada também a apresentação da 9ª Sinfonia de Beethoven e da Canção ao Imigrante, feita em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã.

Percurso

A procissão sai da Praça Tiradentes e o percurso, que totaliza quase 3 quilômetros, segue pela Rua Primeiro de Março, na contramão (ela estará fechada para a passagem de veículos), até a Avenida Frederico Wolffenbüttel, Avenida Theodomiro Porto da Fonseca e Rua Padre Werner, que dá acesso ao santuário. Na chegada ao local, prevista para as 11 horas, haverá missa, presidida pelo Bispo Dom João Francisco.

Para quem vai de bicicleta desde o início, a concentração está marcada para a Praça Ciclosinos, que fica sob a elevada do trem, em frente ao antigo Carrefour, às 9h. Ou ainda, é possível se juntar à romaria durante o percurso.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade