A manhã deste domingo (08) foi de pedalada pelas ruas e trilhas cheias de barro em Dois Irmãos. Integrando a programação natalina, o 10º Pedal Natal dos Anjos reuniu cerca de 200 ciclistas no Complexo Esportivo Municipal Norberto Emílio Rübenich. Organizado pela Brothers do Pedal em conjunto com a prefeitura, a prova contou com dois percursos, de 30 (quilômetros) km e 41 km.
Integrante da organização do Pedal Natal dos Anjos e membro do Brothers do Pedal, Márcio Nonenmacher comenta que, todo ano, o evento destina o valor das inscrições para alguma entidade da região e, neste ano, assim como em 2023, a beneficiada foi a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Dois Irmãos. “Reunimos pessoas de diferentes cidades. Tem até um pessoal de Caxias do Sul aqui. Hoje, foram cerca de 200 atletas participantes. É um evento para a turma pegar e desestressar um pouquinho. Tem uma galera que pedala o ano todo e, neste ano, fizemos o pedal do Natal de uma forma diferente. Hoje é mais festivo e não competitivo, inclusive com bandinha”, comenta Márcio.
O Brothers do Pedal conta hoje com mais de 90 participantes, com ao menos 50 que participam ativamente das atividades do grupo, pedalando em diversos eventos. “Em vários anos que o pedal do Natal foi realizado, o hospital de Dois Irmãos foi contemplado. Mas entendemos que ele, por já receber verbas do município, estado e governo federal, não precisa tanto deste recurso. Já a Liga depende de eventos pontuais na região (para desenvolver suas ações sociais)”, destaca Márcio.
Presidente da Liga do município, Carmen Zamboni agradece pela escolha da entidade para destinação do valor das inscrições e destaca que isso é muito importante para a manutenção das atividades. “Ajuda muito, até porque a gente faz o pagamento dos medicamentos quando eles não são conseguidos pela farmácia municipal. A Liga paga. Dá uma média de R$ 11 mil a R$ 12 mil por mês. Além disso, temos os pequenos procedimentos que a entidade paga, temos médico oncologista. Essa é uma grande doação para nós”, avalia Carmen.
A entidade dois-irmonense auxilia outras Ligas de municípios vizinhos, como Morro Reuter e Santa Maria do Herval, as quais realizam eventos em suas respectivas cidades, mas carecem de um complemento para executarem os serviços de assistência.
Ciclistas comentam sobre a prova
Morador de Novo Hamburgo, Roberto Dresch fez o trajeto de 41km em duas horas, utilizando uma bicicleta com assistência elétrica. Adepto aos pedais há cerca de 30 anos, além de parabenizar a organização do evento, com diversos pontos de apoio e toda a estrutura disponibilizada para os ciclistas, destaca o viés turístico que a prova proporciona para Dois Irmãos. “É uma ação fora de série. O grupo beneficia o pessoal que é de longe. Eu vejo o pessoal de Porto Alegre que vem aqui pedalar, conhecer a região. Têm pontos turísticos. Isso ajuda a fomentar o turismo”, comenta.
Outro participante foi Jorge Morais, natural de Gravataí e integrante da MTB in’Glória, de Glorinha, que virou ciclista em 2021 e, desde então, vem participando de cada edição do Pedal Natal dos Anjos. Ele concluiu a prova em 2h45 e também parabenizou a organização da corrida, mas definiu como principal o encontro de amigos que eventos do tipo proporcionam. “Por ser um evento beneficente, tendo bike, um pessoal com boa vibração, eu gosto de participar. Reencontramos amigos que moram longe nos eventos de pedais. É fora do normal. Teve um amigo que conheci ano passado que ajudei quando caiu durante uma trilha e, esse ano, nos encontramos novamente. Cada evento é uma amizade diferente e que levamos para o resto da vida”, destaca Jorge.
É DESTAQUE: 44 ANOS: Festival de Esporte e Lazer de Canoas celebra aniversário do Parque Getúlio Vargas neste domingo
Espírito do voluntariado
Presente na largada dos ciclistas no Complexo Esportivo Municipal, o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneguetti, comenta que, desde a primeira edição, o município buscou apoiar o evento, para que ele se consolidasse e, hoje, já está em sua 10ª edição. “Somos um município que promove as atividades físicas e esportivas de diversas modalidades, sendo uma das cidades da região que mais faz isso. O Pedal Natal dos Anjos é uma das mais importantes, justamente por reunir uma grande quantidade de participantes. É uma honra que a organização do pedal tenha escolhido o Natal dos Anjos para executar o evento”, comenta.
E o fato de o pedal destinar o valor das inscrições para entidades beneficentes da região é importante, justamente pelo próprio Natal dos Anjos ser moldado a tantas mãos voluntárias. “O município, muitas vezes, não consegue chegar em locais que a Liga consegue, então todo o dinheiro que chega para a entidade a gente sabe que será bem investido. O Brothers teve essa sensibilidade de escolher, pelo segundo ano seguido, a Liga como beneficiada. Esse caráter voluntário é importante, pois nosso natal é comunitário”, finaliza Jerri.
LEIA TAMBÉM