abc+

ESTEIO

10º Festival Japão RS leva milhares de visitantes ao Parque Assis Brasil

Pavilhões receberam o evento que celebrou a cultura japonesa com diversas atrações; veja galeria de fotos

Priscila Carvalho
Publicado em: 20/11/2023 às 11h:44 Última atualização: 20/11/2023 às 11h:44
Publicidade

Milhares de pessoas visitaram e curtiram as variadas atrações da 10ª edição do Festival Japão RS, que ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Organizado pela Associação do Festival do Japão do Rio Grande do Sul, Anime Buzz e Ninja Produtora, o evento levou a cultura japonesa em diferentes formatos e para todas as idades, de sexta-feira a domingo (17 a 19), com entrada gratuita.

Milhares acompanharam as atrações da 10ª edição do Festival Japão RS



Milhares acompanharam as atrações da 10ª edição do Festival Japão RS

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Neste domingo (19), o dia de sol e temperatura agradável motivaram muitas pessoas a aproveitarem a programação, lotando os três pavilhões utilizados para o evento

“O primeiro pavilhão, Anime Buzz, foi destinado para o público que gosta mais de anime, cosplay, e os pavilhões 2 e 3 foram destinados especificamente para a cultura mais tradicional japonesa”, explicou a presidente do Festival do Japão RS, Fabiana Tanabe, destacando a parceria feita com a prefeitura de Esteio, que possibilitou os espaços.

Consagração

Fabiana Tanabe, presidente do Festival Japão RS



Fabiana Tanabe, presidente do Festival Japão RS

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Fabiana também ressaltou a grande presença de público em todos os dias de festival, mesmo com períodos de chuva forte. “Isso marca. Hoje (ontem), vimos todos os pavilhões estão lotados. A gente consegue realmente ver a consagração do Festival do Japão como evento importante dentro do cenário cultural do Rio Grande do Sul, principalmente na região metropolitana, mas não só nela, porque temos caravanas que vêm de utras cidades, pessoas que prepararam o ano inteiro para poder vir no Festival do Japão no Rio Grande do Sul”.

No sábado (18), o festival recebeu a visita do embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji.

Esta foi a primeira vez que o evento ocorreu em Esteio. Todas as edições anteriores foram realizadas na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre.

Para 2024, Fabiana revelou que já há tratativas para que o evento siga ocorrendo na cidade. “É um local que está bem localizado, para vir de carro ou de Trensurb, que ajuda muito na logística e moradores do Vale do Sinos e Porto Alegre conseguem chegar com mais facilidade”.

Fotos e muitos elogios à celebração 

Além do pavilhão anime, que contou com apresentações de cosplayers, k-pop, arena gamer, comércio de itens da temática geek, praça de alimentação, entre outros, o evento ofereceu ainda exposições artísticas japonesas, oficinas, arena de artes marciais e área comercial, no pavilhão 2; e, no pavilhão 3, palco principal, com atrações culturais de dança e música japonesa, e praça de alimentação exclusivamente com a culinária típica do Japão.

Entre as atrações do evento, os vários cosplayers chamaram a atenção. Um deles foi o feitos pelo morador de Porto Alegre, Jean Viana, 37 anos, junto com a filha Lily, 4 anos, e com um grupo de amigos, que se vestiram como personagens do anime Bleach. Jean conta que costuma participar todos os anos do Festival do Japão e elogiou a edição deste ano. “Maravilhoso. Bem melhor o espaço”, opinou.

Por onde passava, o grupo era abordado para tirar fotos. Moradora de Cachoeirinha Lisiane Dias, 52 anos, o esposo Marcos da Silva, 53, e a filha deles, Janaína Santos, 31, pararam para registrar os cosplayers. “Atuo numa escola de Educação Infantil e esse mês estamos trabalhando o Japão”, disse Lisiane, sobre um dos motivos que os fez conhecer o evento ontem. “Nunca tínhamos vindo e estamos achando muito legal”, completou Jananína, enquanto a família passeava pelos espaços.



Dança tradicional e artes marciais entre as atrações

Sabendo do evento pelas redes sociais, a moradora de Porto Alegre Camila Seabra, 35, pegou a afilhada Clara, 11, em Canoas, para curtir o evento. “Muito legal!”, exclamou a menina, enquanto acompanhavam as apresentações de K-pop.

Além de moradores da região, o festival recebeu visitantes e atrações de outros estados, como do grupo Awaodori Represa, de São Paulo, que se apresentou pela primeira vez no evento, mostrando uma dança tradicional da província de Tokushima, no Japão. “É tipo um carnaval japonês. Em agosto sempre tem festa e muitos grupos de awaodori lá e aqui ni Brasil, somos o único”, disse uma das integrantes, Fabiana Inoue, 44 anos. “Está bem legal a festa, muito grande!”, avaliou.

No pavilhão 2, as artes marciais arrancavam olhares curiosos. Entre elas, estavam as lutas trazidas pelo dojo Daikan, que levou naginatas e kyudos, lanças e arcos típicos japoneses, para mostrar aos visitantes. “A gente traz essa cultura para dar oportunidade de outras pessoas conhecerem mesmo”, comentou o sensei do dojo, Marcos Trindade, expositor e também parte da comissão organizadora do evento. “Aqui (no Parque Assis Brasil), com espaço maior, dá oportunidade do pessoal do Vale do Sinos e Serra vir, porque ficou no centro de tudo”, avaliou.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade