AVIAÇÃO

Relembre três incidentes recentes envolvendo o Aeroporto de Congonhas

Nesta sexta-feira um avião da Gol com destino a Vitória ficou preso no asfalto

Publicado em: 09/12/2023 16:26
Última atualização: 09/12/2023 16:26

O incidente envolvendo um avião da Gol que iria de São Paulo para Vitória (ES) e ficou preso no asfalto da pista de taxiamento do Aeroporto de Congonhas é apenas mais um na lista de casos recentes no que é um dos mais movimentados aeroportos do Brasil. Nenhum caso deixou feridos, mas alguns causaram transtornos a passageiros. Relembre abaixo outros registros dos últimos meses:


Avião da Gol ficou preso no asfalto do Aeroporto de Congonhas Foto: Golf Oscar Romeo/Reprodução

Avião da Gol fica preso no asfalto (8 de dezembro)

Um avião da Gol ficou preso no asfalto da pista de taxiamento, impedindo a sua movimentação. O voo G3 1490, que tinha 135 passageiros e seis tripulantes a bordo, estava prestes a decolar quando o problema aconteceu.

Os passageiros tiveram que desembarcar do avião, que foi rebocado para uma área segura. A Aena, concessionária que administra Congonhas, afirmou que uma das pistas de taxiamento do aeroporto sofreu uma desagregação do pavimento, o que provocou o afundamento.

Jatinho tem falha no sistema de freios (3 de novembro)

Um jato executivo do modelo Cessna Citation, procedente de Estrela D'Oeste (SP), teve falha no sistema de freios durante a aterrissagem em Congonhas. Houve 12 voos cancelados e 14 alternados para outros aeroportos em razão do episódio.

Por causa da série de problemas, Congonhas passou a não aceitar mais aviões de pequeno porte na pista principal. A proibição dos jatinhos teve aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Avião de pequeno porte tem problemas no trem de pouso (1º de novembro)

Um avião de pequeno porte (Piper Aircraft PA-42) teve problemas com o trem de pouso ao pousar no Aeroporto de Congonhas. A aeronave, que fazia um voo da empresa Aerovale, havia saído de Cuiabá, no Mato Grosso.

O avião pousou às 19h50 e parou na pista. No entanto, o trem de pouso principal esquerdo não se retraiu completamente, o que impediu que a aeronave saísse da pista. Os 12 passageiros e o piloto desembarcaram do avião pela porta dianteira, sem ferimentos. A aeronave foi rebocada para uma área segura.

O incidente afetou a rotina do aeroporto. Trinta voos de partida e 43 de chegada foram cancelados. As operações só foram normalizadas às 9 horas do dia seguinte.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas