RISCO DE DESASTRES
Região Sul está em alerta máximo da Defesa Civil nacional para grande volume de chuva
Em Santa Catarina, mais de 1.300 pessoas já foram afetadas pelas precipitações
Última atualização: 08/12/2024 20:53
A região Sul do Brasil está em alerta para risco de grande volume de chuva. Em Santa Catarina, a Defesa Civil afirma que 24 cidades de diferentes regiões já foram afetadas com alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. O órgão estadual estima que mais 1.300 pessoas foram afetadas pelas precipitações.
Apesar da situação crítica, a previsão não é animadora. A Defesa Civil nacional emitiu na tarde deste domingo (8) um alerta máximo para o grande volume de chuva para dois estados do Sul: Santa Catarina e Paraná. O comunicado também abrange estado do Sudeste: São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O aviso é válido até o meio-dia da segunda-feira (9) e indica acumulado de chuva acima de 60 milímetros por hora ou superior a 100 mm por dia, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. A região nordeste do Rio Grande do Sul, que fica próxima a divisa com o estado catarinense, também pode registrar grande volume de chuva nas próximas horas.
Veja também: Pai descreve piloto de Novo Hamburgo que morreu em queda de avião e desabafa: "Perdi um parceiro"
A Defesa Civil nacional destaca que o cenário chama atenção para o grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. “A recomendação é que as pessoas se mantenham em locais seguros, seguindo as orientações das defesas civis locais e Nacional”, afirmou o coordenador de Alerta e Inovação do Cenad, Ricardo Branco.