A região Sul do Brasil está em alerta para risco de grande volume de chuva. Em Santa Catarina, a Defesa Civil afirma que 24 cidades de diferentes regiões já foram afetadas com alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra. O órgão estadual estima que mais 1.300 pessoas foram afetadas pelas precipitações.
Apesar da situação crítica, a previsão não é animadora. A Defesa Civil nacional emitiu na tarde deste domingo (8) um alerta máximo para o grande volume de chuva para dois estados do Sul: Santa Catarina e Paraná. O comunicado também abrange estado do Sudeste: São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O aviso é válido até o meio-dia da segunda-feira (9) e indica acumulado de chuva acima de 60 milímetros por hora ou superior a 100 mm por dia, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. A região nordeste do Rio Grande do Sul, que fica próxima a divisa com o estado catarinense, também pode registrar grande volume de chuva nas próximas horas.
Veja também: Pai descreve piloto de Novo Hamburgo que morreu em queda de avião e desabafa: “Perdi um parceiro”
A Defesa Civil nacional destaca que o cenário chama atenção para o grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. “A recomendação é que as pessoas se mantenham em locais seguros, seguindo as orientações das defesas civis locais e Nacional”, afirmou o coordenador de Alerta e Inovação do Cenad, Ricardo Branco.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags