abc+

CULINÁRIA

Quer saber a melhor forma de preparar peixes para a Sexta-feira Santa? Veja dicas de pratos

Nutricionista também explica como notar se os peixes foram armazenados de forma adequada antes de comprar

ico_abcmais_azul
Publicado em: 28/03/2024 às 14h:30
Publicidade

Não precisa olhar no calendário para saber que a Páscoa está chegando e, antes dela, vem a Sexta-Feira Santa. Comemorada nesta sexta (29), pode haver algumas dúvidas quanto a como preparar o tradicional peixe. Confira as dicas, de acordo com a nutricionista Tamiris Pitana.

Os peixes são ricos em proteínas, vitaminas, minerais, além de fontes de ômega 3 | abc+



Os peixes são ricos em proteínas, vitaminas, minerais, além de fontes de ômega 3

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sapiranga

Os peixes são ricos em proteínas, vitaminas, minerais, além de fontes de ômega 3. Ainda, eles “auxiliam no controle dos níveis adequados de triglicerídeos, colesterol e fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo também doenças cardiovasculares”, explica Tamiris.

Cuidados na hora de comprar o peixe

Encontrados em feiras e peixarias, é importante prestar atenção se os peixes frescos estão bem refrigerados e devem ser consumidos em até dois dias.

Para verificar isso, a nutricionista dá a dica de prestar atenção se as escamas estão “bem aderidas na pele ou com o couro inteiro e os olhos ainda brilhantes, no caso de compra do peixe inteiro”.

Na hora de comprar os congelados, o melhor é cuidar se há água ou gelo nas embalagens e, caso sim, não comprar. Isso pode indicar se foram ou não embalados e conservados de forma adequada.

Já, no caso dos secos, “observe se há algum ponto de mofo, ovos ou larvas de moscas, além de manchas escuras ou avermelhadas no peixe”, conforme a nutricionista. “Também é ideal que não tenha limosidade superficial e odor desagradável quando manipulado.”

Dicas de como preparar os peixes

Os peixes frescos, como salmão e atum, são ótimos em pratos assados, como robalo ao molho de ervas e especiarias. Ou até para ser consumido cru, como na culinária japonesa. 

No caso dos congelados, como tilápias, merluza, arenque, entre outros, as receitas que mais harmonizam são pratos com molhos e empanados.

Pratos com bacalhoada, tortas, patês e petiscos fritos são os mais indicados no caso dos peixes secos, como o bacalhau e a manjuba.

*Com informações de Água Doce refeições

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade