DIA DOS NAMORADOS
Quer namoro ou casamento? Veja qual santo para fazer promessa no Dia dos Namorados
Apesar das diferenças, ambos os santos estão ligados ao Dia dos Namorados, direta ou indiretamente
Última atualização: 11/06/2024 17:32
Santo Antônio e São Valentim, dois santos associados ao à união entre casais. Ambos estão ligados ao Dia dos Namorados, de uma forma ou outra. Entretanto, não carregam muitas similaridades.
Afinal, qual a diferença entre São Valentim e Santo Antônio?
Fora do Brasil, o Valentine's Day é comemorado para celebrar a união dos namorados, no dia de nascimento de Valentim, em 14 de fevereiro. Entretanto, existem dois: um nascido em Terni e outro em Via Flamínia, em Roma.
Ele ficou conhecido como o padroeiro dos namorados, por conta de um texto antigo do inglês Geoffrey Chaucer, de acordo com o Vaticano. O escrito diz: "No Dia de São Valentim, os passarinhos começaram a dançar em ritmo de amor".
Já no Brasil, a data é comemorada no Dia dos Namorados, em 12 de junho, um dia antes do dia de Santo Antônio. Celebrado em 13 de junho, dia escolhido por ser sua morte, é muito famoso no Brasil como o santo casamenteiro, capaz de abençoar as relações e trazer o amor.
Existe, inclusive, simpatias para conquistar a ida ao altar mais rápido. Uma comum e muito difundida em obras de ficção é colocar uma estátua do santo de cabeça para baixo em um copo d'água e só tirá-lo quando conquistar o casamento.
Assim, enquanto São Valentim é o padroeiro dos namorados, Santo Antônio abençoa os casamentos. Além disso, um é comemorado no Valentine's Day e o outro um dia após o Dia dos Namorados do Brasil.