Santo Antônio e São Valentim, dois santos associados ao à união entre casais. Ambos estão ligados ao Dia dos Namorados, de uma forma ou outra. Entretanto, não carregam muitas similaridades.
Afinal, qual a diferença entre São Valentim e Santo Antônio?
Fora do Brasil, o Valentine’s Day é comemorado para celebrar a união dos namorados, no dia de nascimento de Valentim, em 14 de fevereiro. Entretanto, existem dois: um nascido em Terni e outro em Via Flamínia, em Roma.
Ele ficou conhecido como o padroeiro dos namorados, por conta de um texto antigo do inglês Geoffrey Chaucer, de acordo com o Vaticano. O escrito diz: “No Dia de São Valentim, os passarinhos começaram a dançar em ritmo de amor”.
Já no Brasil, a data é comemorada no Dia dos Namorados, em 12 de junho, um dia antes do dia de Santo Antônio. Celebrado em 13 de junho, dia escolhido por ser sua morte, é muito famoso no Brasil como o santo casamenteiro, capaz de abençoar as relações e trazer o amor.
Existe, inclusive, simpatias para conquistar a ida ao altar mais rápido. Uma comum e muito difundida em obras de ficção é colocar uma estátua do santo de cabeça para baixo em um copo d’água e só tirá-lo quando conquistar o casamento.
Assim, enquanto São Valentim é o padroeiro dos namorados, Santo Antônio abençoa os casamentos. Além disso, um é comemorado no Valentine’s Day e o outro um dia após o Dia dos Namorados do Brasil.
LEIA TAMBÉM