abc+

ALERTA LARANJA

PREVISÃO DO TEMPO: Tempestades que atingem o RS geram novo alerta de perigo do Inmet

Ventos intensos e queda de granizo são esperados, aponta o órgão

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 15/11/2023 às 17h:40 Última atualização: 15/11/2023 às 17h:44
Publicidade

A região Sul do Brasil tem enfrentado uma sequência de dias chuvosos. Nesta quarta-feira (15), não tem sido diferente — assim como não será nos próximos dias, conforme indica a previsão do tempo. Acompanhando a situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um novo alerta para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

RS recebe novo alerta laranja do Inmet por conta das tempestades que atingem o Estado | Jornal NH



RS recebe novo alerta laranja do Inmet por conta das tempestades que atingem o Estado

Foto: Reprodução/Inmet

O aviso de tempestade com grau de severidade considerado perigoso é válido do fim da tarde desta quarta, a partir das 18 horas, até o início da noite de quinta-feira (16), por volta das 19 horas. Durante este período, é esperado que a chuva chegue até 60 milímetros por hora ou, então, até 100 milímetros por dia.

FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Além disso, os ventos devem ser intensos, de 60 a 100 quilômetros por hora, e é possível que haja queda de granizo. O alerta laranja indica, ainda, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

No Rio Grande do Sul, as regiões afetadas serão a metropolitana, a Noroeste, a Nordeste, a Sudoeste e a central. No Paraná, a área que deve ser mais atingida fica no Sul do estado. Já o território catarinense deve ser quase completamente tomado pela chuva.

Orientações do Inmet:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade