O mês de setembro, que marca o fim do inverno, deve ser de chuva acima da média em parte do Brasil, inclusive na Região Sul. Além disso, o País pode ter calor excessivo nas próximas semanas, mesmo antes da primavera começar, período em que as temperaturas costumam subir gradualmente.
Previsão de chuva para setembro
Conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva será acima da média no norte da Região Norte, sul do Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo e em grande parte da Região Sul. Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste do Paraná, a precipitação deve ficar abaixo da média.
LEIA TAMBÉM: Com onda de frio perto do fim, confira como será o restante da semana no RS
A redução da chuva nesta época do ano ocorre devido à persistência de massas de ar seco que provocam a diminuição da umidade relativa do ar. Isso favorece o aumento da incidência de queimadas, que já afetam cidades brasileiras com forte fumaça.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Como serão as temperaturas em setembro
O calor vai predominar, com temperaturas acima da média em grande parte do País. No Sul, são esperadas marcas perto da média do mês. A exceção é o sul do Rio Grande do Sul e o oeste paranaense, áreas onde as temperaturas podem ser inferiores a 12ºC em municípios de maior altitude. Além disto, ainda pode ser registrada geada em algumas localidades, devido ao ingresso de massas de ar frio que podem fazer as temperaturas caírem.
LEIA TAMBÉM