A região Sul do Brasil está prestes a receber mais um episódio de chuva excessiva. A MetSul Meteorologia fez alertas nos últimos dias para a ocorrência de altos volumes entre os últimos dias de outubro e o início de novembro. Estados do Centro-Oeste e Sudeste do País também podem ser afetados.
Segundo a meteorologista Estael Sias, a chuva deve chegar no fim da tarde desta sexta-feira (27) e seguir até o primeiro fim de semana do penúltimo mês do ano. São esperados temporais isolados de vento e granizo. Essas tempestades podem ser localmente fortes a severas. Há potencial para danos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo para a região Sul até a tarde de sábado (28). “Este é o tipo de cenário que por meses se temia e se alertou em consequência do El Niño”, informou a especialista.
Ainda conforme Estael, não surpreende os meteorologistas que essa longa sequência de dias com condições propícias a temporais ocorra neste período, visto que, à medida que a primavera avança, a atmosfera fica gradualmente mais quente sobre o Brasil, o que garante a energia para a formação de tempestades.
A maior preocupação dos meteorologistas nos próximos dias é o excesso de chuva na região Sul, visto que há localidades da metade norte do RS, no oeste de Santa Catarina e na metade oeste do Paraná que podem registrar de 250 mm a 500 mm até a próxima semana. Esse alto volume deve causar inundações, cheias de rios, enchentes e deslizamento de terra.
Essa instabilidade deve aumentar muito no sábado, dia em que os acumulados devem passar dos 100 mm em 24 horas. Retoma-se o alerta para inundação repentina. Há risco de queda de granizo com vendavais isolados.
No domingo (29), o sol aparece no RS e a temperatura dispara, o que pode trazer o retorno de temporais isolados. A chuva deve seguir no território catarinense e paranaense. “Chama atenção, aliás, que as projeções de probabilidade de granizo são muito altas para a tarde e noite do domingo numa extensa área entre o Nordeste da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, o que sugere que o calor deve formar áreas de instabilidade isoladas com tempestades que podem trazer granizo de variado tamanho com a elevada temperatura”, explica Estael.
Veja o vídeo da previsão do tempo
Raios
Muitos raios são esperados no último dia do fim de semana, especialmente no noroeste gaúcho e no oeste de Santa Catarina e do Paraná. A projeção de descargas elétricas mostra ainda que essa ocorrência deve se expandir na segunda-feira (30).
A meteorologista esclarece que esses temporais no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil vão se dar com o comportamento típico de verão, ou seja, à medida que as temperaturas aumentam, nuvens carregadas de chuva se formam e, consequentemente, os temporais.
LEIA TAMBÉM