Há quase uma semana de começar, o mês de maio deste ano terá chuva acima da média em grande parte do País, conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência é de maior instabilidade nas regiões Norte e Sul, no leste do Sudeste e também nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. Além disso, áreas pontuais do centro-sul do Nordeste devem ser atingidas.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Já chuva próxima ou abaixo a média é esperada no extremo-norte e sul da região Norte, do norte da região Nordeste, no Centro-Oeste e no interior do Sudeste, além de áreas do centro-norte do Paraná. Ainda, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como o aquecimento do Atlântico Tropical, não são descartados eventos de chuva na parte norte e leste do Nordeste.
- PREVISÃO DO TEMPO: Em quais regiões do Rio Grande do Sul há maior chance de chuva nos próximos dias?
Assim, considerando o prognóstico climático do Inmet para o mês que se inicia na quarta-feira da próxima semana, é possível que a safra de grãos 2023/24 seja impactada. “Entretanto, normalmente a partir do mês de maio, existe uma redução da chuva no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino. Assim, algumas áreas do norte de Minas Gerais, parte central da Bahia, sul de Tocantins, divisa de Mato Grosso e Goiás, oeste de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem sofrer redução dos níveis de umidade do solo”, indica o órgão.
Contudo, os acumulados de chuva acima da média na região Sul, no leste de São Paulo e no sudoeste do Mato Grosso do Sul devem fazer com que os níveis de água no solo sigam elevados, o que favorecerá o manejo e cultivo da primeira e segunda safra, mas poderá, também, interromper a colheita em algumas áreas.
Na parte oeste do Paraná, por sua vez, onde o registro de chuva deve ser ligeiramente abaixo da média, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras. A situação deve afetar o desenvolvimento de cultivos com maior necessidade hídrica.
Quando as temperaturas, segundo o Inmet, devem ficar acima da média em praticamente todo o País, mas em especial na área central. No Norte e no Nordeste, devem ultrapassar os 26°C. No Sudeste, devem ficar entre 20°C e 22°C. Já no Sul, as marcas previstas são ainda menores: abaixo dos 20°C. Ainda, em áreas de maior altitude do Sul e Sudeste, os termômetros devem ficar próximos ou abaixo dos 14°C.
LEIA TAMBÉM